quinta-feira, 28 de março de 2024 / 05:44
InícioNoticiasComércio aberto ou fechado: Farinha é pouca, meu pirão primeiro

banner topo matérias 728x90px

Comércio aberto ou fechado: Farinha é pouca, meu pirão primeiro

Política em um minuto – 11/02/2021

Em Guarapari um grupo de proprietários de casas noturnas, bares e restaurantes tem se mobilizado para pressionar a prefeitura e o governo do estado a liberarem o funcionamento dos seus estabelecimentos durante a semana do Carnaval. Essa luta já foi travada por outras entidades e segmentos e sempre coloca em evidência uma nova versão da “escolha de Sofia”: Emprego X Saúde.

Se liberarem os bares e restaurantes para funcionarem normalmente é provável que os índices de contaminação aumentem e a saúde, já precária no município, entre em colapso. Se apertarem as regras e mantiverem os horários reduzidos para funcionamento do bares e restaurantes é provável que mais postos de trabalho sejam encerrados e que alguns empresários tenham que fechar as portas.

Não se trata de uma decisão fácil. Por um lado, empresários preocupados com o aumento no número de contas atrasadas. Por outro lado, profissionais de saúde preocupados com o aumento no número de pacientes em estado grave.

Farinha pouca …

À frente do movimento está a associação de bares e restaurantes de Guarapari. Do outro lado estão as comissões de saúde criadas pelas secretarias municipal e estadual de Saúde.

Quem está certo?

A história costuma ser contada pelos vencedores, mas nesse caso serão os derrotados que irão escrever essa história. Se bares e restaurantes noturnos ficarem fechados, o drama ficará por conta dos empregos perdidos e das empresas fechadas. Mas se a cidade de Guarapari voltar a se “comportar” igual no mês de dezembro de 2020, a história poderá ser contada por parentes de vítimas da Covid-19.

Não se trata de uma decisão fácil e nenhum dos lados está certo ou errado. Pelo menos até o carnaval passar e descobrirmos quem são as verdadeiras vítimas.

Uma pergunta que deverá ser feita 15 dias depois do carnaval: Valeu a pena?

Para quem perguntar?

Para empresários e, principalmente, políticos que lideram esse movimento.

Como se comportar?

Em dezembro você foi com sua família para a rua desfrutar dos encantos de Guarapari ou deixou seus funcionários trabalhando e resguardou seus filhos em sítios e apartamentos de luxo?

banner lateral 300x300px 2

1 COMENTÁRIO

  1. Absolutamente, a participação dos empresários foi ponderada e proativa .Não podemos deixar de reconhecer que até agora a conduta do governo do estando foi equilibrada e coerente com os princípios que já se conhecem
    P o combate de pandemias . Acontece que Guarapari é uma cidade atípica de todas as outras capixabas . Todos os princípios p a avaliação de risco levam como denominador a população da cidade , acontece que nosso município tem uma população flutuante no verão que se considerada nunca teríamos entrado nesta qualificação de alto risco . Normalmente Guarapari conta com uma população de 130.000 habitantes e nesta época todos deve concordar que passamos de 200.000 habitantes . Só está consideração já tiraria a cidade do nível atual . Outras questões também foram ponderados mas a reclassificação acima já nos tirará deste Garrote !

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3