domingo, 26 de maio de 2024 / 12:24
InícioNoticiasCCJE - UFES: auditório vazio e recusa da chapa 1 em falar...

banner topo matérias 728x90px

CCJE – UFES: auditório vazio e recusa da chapa 1 em falar com a imprensa marcaram o debate

img_2094

O debate entre os candidatos que disputam o comando do CCJE-UFES, que aconteceu na tarde desta terça-feira (11/7), no auditório da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES foi morno e pacífico. A Chapa 1: “Avançando Juntos” e a Chapa 2: “Transparência e Criatividade” tiveram a oportunidade de apresentar seus planos de trabalho e responder perguntas feitas pela comunidade presente.

O lado negativo foi a falta de interesse dos alunos pelo debate. O auditório ficou vazio. “Um debate de tamanha importância merecia uma participação maior por parte dos universitários. Infelizmente, as eleições vão acontecer durante o período de férias dos alunos, o que diminui significativamente a presença no centro acadêmico.” Comentou uma funcionária que pediu para não ser identificada por medo de represália. O motivo do esvaziamento do processo eleitoral, ainda segundo a funcionária, se dá pelo fato das eleições terem sido marcadas para o final do semestre, quando muitos alunos já realizaram as provas finais e estão de férias. Essa é a principal crítica feita à comissão eleitoral.

Auditório da UFES vazio para acompanhar o debate
Auditório da UFES vazio para acompanhar o debate

O professor Anderson Pelissari, candidato da chapa 2, avaliou o debate como proveitoso e positivo. Segundo ele os candidatos puderam expor suas propostas, o que gerou uma discussão importante. “A comunidade universitária teve a oportunidade de presenciar uma discussão e colocar seus anseios e desejos. Nós, da chapa 2, temos interesse em ajudar a comunidade universitária a melhorar e sair do estado de letargia. Na crise tem que criar! Empreender e inovar. E desenvolver parcerias para que juntos, possamos oportunizar parcerias para alunos, docentes e técnicos “, ressalta.

“Hoje, temos uma dificuldade no centro, os cursos não estão integrados, cada um fica na sua caixinha. Precisamos dialogar e desenvolver projetos para integrar nossos alunos. Precisamos de um CCJE mais dinâmico, mais empreendedor. O CCJE tem que ter o espaço que tinha no passado, a Universidade hoje perdeu a referência no mercado. Precisamos valorizar o nosso centro, mostrar que aqui temos professores de renome nacional e internacional e alunos geniais. E nós não estamos dando condições para os nossos alunos”, enfatizou Anderson.

Chapa 1 se recusa a falar com a nossa equipe

Procurado pela nossa equipe de reportagem, o professor Rogério Feleiros, candidato da chapa 1, não quis dar entrevista. Nossa repórter, que está cobrindo o dia a dia da eleição, depois de uma solicitação feita por um grupo de alunos que argumentam falta de diálogo por parte da atual administração, tentou entrevistar o diretor Rogério Faleiros, mas ele disse que falaria em outra oportunidade.

Uma professora que acompanhava o diretor questionou nossas perguntas e disse a nossa equipe que o candidato Rogério Faleiros só daria entrevista se pudesse ler a matéria antes de ser publicada (o que foi de pronto recusado por nossa repórter). A professora que não forneceu seu nome, disse: “Mas você vai nos enviar essa matéria antes de publicar, né?”.
Com a recusa da nossa repórter ela completou: “Então não temos interesse em dar essa entrevista”. O diálogo foi presenciado pelo Diretor Rogério que repetiu: “marcamos em outro momento”.

O próximo e último debate ocorre nessa quinta-feira (13/7), às 19 h, no auditório da UFES.

Reportagem, Joice Biane

banner lateral 300x300px 2

1 COMENTÁRIO

  1. Prezada Joice,

    Sou presidente da Comissão Eleitoral do CCJE e com a certeza do seu profissionalismo e apreço pela verdade, em nome da Comissão, gostaria que seu veículo corrigisse duas inverdades apresentadas nesta reportagem. A foto que encabeça a reportagem não se refere ao dia 12/07 e sim ao dia 11/07. No dia 12/07 não era eu a mediadora do debate e sim outro membro da comissão.
    Outra inverdade apresentada é que a pesquisa eleitoral acontecerá nas férias. Se você consultar o calendário da UFES constatará que o período letivo vai até o dia 31/07 e as provas finais ainda podem ser administradas até dia 07/08. Portanto o dia 20/07 ainda é periodo letivo.
    Certa da sua compreensão aguarda correção da matéria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3