sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024 / 10:05
InícioCidadesAles: PL estimula cidades a adotarem ações para terceira idade

banner topo matérias 728x90px

Ales: PL estimula cidades a adotarem ações para terceira idade

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), divulgada em julho de 2022, indicam que 14% da população do Espírito Santo é idosa, ou seja, tem mais de 60 anos. Como forma de incentivar as cidades a se preparem para acolher bem essa população, o deputado estadual João Coser (PT), apresentou o projeto de lei 398/2023, que institui o Programa Cidade Amiga do Idoso.

O objetivo principal do projeto, segundo o deputado, é incentivar as cidades a implantar políticas públicas e estratégicas relacionadas ao envelhecimento ativo e saudável, que resultem na melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa. “Nossa população felizmente está vivendo mais, e precisamos criar condições para que os idosos, não apenas vivam mais, mas vivam com qualidade”, afirmou.

O deputado ressalta que já existem regras que tratam do assunto, como o Estatuto do Idoso e o Guia Global “Cidade Amiga do Idoso”, da Organização Mundial da Saúde (OMS), que podem contribuir para a criação dos planos.

Cidade Amiga do Idoso

O projeto do deputado João Coser ainda cria o título “Cidade Amiga do Idoso”, a ser conferido aos municípios que se comprometerem com a execução do programa. “O título é uma forma de reconhecer publicamente os esforços feitos pelo município para elevar seus investimentos em áreas como transporte, moradia, respeito, inclusão social e tantos outros”.

Fonte: Assessoria

banner lateral 300x300px 2

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3