O teste de uma nova versão da vacina contra a gripe influenza está na etapa final no Espírito Santo. O estudo clínico conduzido pelo Instituto Butantan (SP) recruta voluntári8os para participarem da fase 3, antes de uma possível liberação em larga escala.
Quem está à frente do estudo é o Cenders – Vitória Clinical Research Institute, um dos 20 centros participantes no país e selecionado após um processo de auditoria conduzido pelo Butantan ao longo de seis meses. Esta é a primeira vez que o centro capixaba participa de um estudo em parceria com o instituto.
A unidade será responsável por todas as etapas da pesquisa localmente, incluindo seleção dos voluntários, consultas médicas, aplicação da vacina, coleta de exames, acompanhamento dos participantes e envio das informações para análise.
O estudo avalia uma vacina influenza trivalente inativada com um componente adicional, chamado adjuvante, que pode aumentar a resposta do organismo, especialmente em pessoas com 60 anos ou mais. A pesquisa também analisa a segurança e compara o desempenho com a vacina de alta dose já utilizada.
A expectativa é incluir cerca de 600 voluntários em Vitória. A lei nº 14.874/2024, garante que a participação seja gratuita de direito de todos que participem de pesquisa clínica como voluntários.
“O estudo acompanha uma demanda importante da saúde pública, que é ampliar a proteção da população idosa. A proposta é avaliar se a adição do adjuvante melhora a resposta imunológica e, consequentemente, a proteção contra a gripe”, explica a médica pesquisadora Priscilla Martins, responsável pelo estudo no Cenders.
Impacto local. Além do avanço científico, o estudo gera impactos diretos na economia local. Há movimentação de serviços ligados à área da saúde, como laboratórios, logística e suporte operacional, além da geração de empregos e da atração de investimentos para a região.
A iniciativa também contribui para fortalecer a presença do Espírito Santo no cenário da pesquisa clínica, ampliando a visibilidade do Estado como ambiente para desenvolvimento de estudos de maior complexidade.
Serviço
Participação gratuita, que é de direito de todos os participantes de pesquisa.
Quem pode participar: pessoas com 60 anos ou mais que não tenham recebido vacina contra gripe nos últimos seis meses
Como se inscrever: Telefone/WhatsApp: (27) 99907-1219 / aqui!
