Na noite da última quarta-feira (27), a Patrulha da Mulher, formada por equipe da Guarda Municipal de Cariacica, bem como a Secretaria da Mulher e Direitos Humanos (Semdh), promoveram uma palestra em uma escola técnica do município em alusão ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher.
O encontro teve como objetivo levar informação às mulheres e conscientizar os homens sobre os diferentes tipos de violência e comportamentos do cotidiano que podem ser inadequados. Entre os temas abordados estavam feminismo, machismo, Lei Maria da Penha, sinais de violência, entre outros.
A agente Lessa, da Patrulha da Mulher, falou sobre a importância do debate, destacando que o assunto ainda é pouco discutido. “É extremamente importante sermos um dos canais de disseminação dessa informação, já que agora trabalhamos, de fato, também com o enfrentamento a este tipo de violência com a criação da Patrulha da Mulher”, afirmou.
Na ocasião, as equipes da Patrulha da Mulher conversaram com os homens, enquanto as profissionais da Semdh se reuniram com cerca de 20 alunas. Durante o bate-papo, foram discutidos os tipos de violência, os sinais que podem indicar uma vítima e a importância da atuação coletiva no enfrentamento à violência de gênero.

“Nosso trabalho é mostrar que nenhuma mulher está sozinha. A informação é uma ferramenta poderosa de proteção e empoderamento, mas o enfrentamento à violência só será possível quando toda a sociedade compreender seu papel nessa luta”, afirmou a secretária da Mulher e Direitos Humanos, Lorena Nascimento.
Fonte: Assessoria
Fotos: PMC