No próximo dia 30 de julho, das 13h30 às 15h, acontece a última aula do curso livre para profissionais de dança do festival nacional Dança em Trânsito em sua 19° edição, com a professora, a bailarina e coreógrafa Clara da Costa (RJ). Para participar é necessário enviar um breve currículo, de até três linhas, para o e-mail online@espacotapias.com.br. As aulas serão disponibilizadas no canal do YouTube do Espaço Tápias.
De acordo com a organização, os exercícios guiados de improvisação, exploram a confiança do corpo em suas habilidades de adaptação, permitindo que este se movimente de forma orgânica, intuitiva, segura. O trabalho visa despertar a potência do corpo inteligente, pensante e único para obter a sua máxima potencialidade, explorando novas possibilidades e permitindo a descoberta de diferentes formas de movimentação.
A 19ª edição do Dança em Trânsito começa em outubro e segue até dezembro em formato híbrido (presencial e online), percorrendo diversas cidades. O festival passará por Vitória e Vila Velha na primeira quinzena de dezembro deste ano.
Apresentado pelo Ministério do Turismo, o festival internacional é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale e Engie.
Dança em Trânsito
Criado em 2002, o Dança em Trânsito é um festival internacional de dança contemporânea que tem por objetivo valorizar, promover e democratizar esta expressão artística, seja pelo intenso intercâmbio entre artistas e companhias do Brasil e do exterior, como também pela itinerância, percorrendo desde as grandes cidades até pequenas localidades no interior do Brasil, em teatros ou espaços públicos. Sua atuação abrange ainda residências artísticas, com oficinas de criação, e workshops, abrindo canais para novos talentos da dança, e a formação de plateias, estimulando o interesse pelas artes e pela dança. O festival é parte do projeto Ciudades Que Danzan, que reúne 41 cidades em diversas partes do mundo com o intuito de difundir a dança contemporânea. Desde a sua criação, o Dança em Trânsito já realizou mais de 650 apresentações de dança contemporânea, abrangendo 103 companhias nacionais e 59 internacionais, de 18 países, passando por 26 cidades no Brasil e no exterior, para um público de mais de 48 mil pessoas. A edição 2020, 100% online, envolveu 739 participantes de 68 cidades e 18 países, com um total, entre transmissões e redes sociais, de mais de 170 mil acessos.
SERVIÇO
Aulas de Dança Contemporânea / Manutenção para profissionais de dança e artes cênicas
PROGRAMAÇÃO DE JULHO (sempre às sextas)
Próximas Aula – 30/07/2-21, das 13h30 às 15h, com Clara da Costa (RJ, Brasil)
Inscrições: envio de currículo (3 linhas) para o e-mail online@espacotapias.com.br