Página Inicial / Cidades / Vitória completa 466 anos e ganha monumento

Vitória completa 466 anos e ganha monumento

diego-alves
Foto: Diego Alves/Prefeitura de Vitória

A cidade de Vitória completa hoje 466 anos, mas as comemorações já começaram ontem com a inauguração do escultura anamórfica “Vitória 360 Graus”, que forma o nome ‘Vitória’ e passa a integrar o patrimônio arquitetônico e paisagístico da cidade, além de se tornar um atrativo turístico.

Tudo aconteceu no feriado da Independência do Brasil (7/9), no passeio ciclístico da Família pelas ruas da cidade. Moradores e turistas participaram no evento que começou com a concentração na praça Pio XII, no Centro, às 8h30, com percurso em direção ao módulo do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) de Camburi.

As bikes passaram por alguns pontos turísticos de Vitória, como Pedra do Penedo, praça do Papa, Curva da Jurema e praças dos Namorados e Desejos, além da orla de Camburi. Para dar colorido ao evento, foram distribuídos balões verde e amarelo.

O monumento, que foi montado próximo à Curva da Jurema e possui 4 metros de profundidade, cerca de 2,5 metros de altura e 12 metros de comprimento, foi criado e doado ao município pelo designer Zota Coelho. Empresas locais também formaram uma parceria para a doação da escultura à cidade.

O prefeito Luciano Rezende, que participou do passeio ciclístico e da apresentação da obra de arte, destacou a importância do monumento para Vitória. “Estamos entregando um monumento único. O nome da cidade de Vitória está agora numa obra dessas, do genial artista capixaba Zota Coelho. Não custou nada para a cidade. Foi um presente dos que amam Vitória como nós amamos. E, de cada lugar desse monumento, você tem um ângulo da Capital. A cada período, esse monumento vai receber intervenções artísticas diferentes”, assinalou o prefeito.

O designer Zota Coelho explicou que a escultura foi pensada em algo diferente para que pudesse ser vista, frequentada e fotografada pela sua originalidade. E que a proposta nasceu a partir de uma conversa com um grupo de amigos empreendedores que sentiam que Vitória poderia ter um letreiro para identificar a cidade. “Fiquei lisonjeado pelo convite e confiança, principalmente, porque é algo que não temos parâmetro e partimos do zero para fazer uma proposta diferente, que Vitória precisava. Precisávamos inovar. É uma cidade que tem que ser vista de todos os ângulos. Me lancei nessa aventura de uma escultura anamórfica, uma técnica usada desde 1500”, comemorou.

O monumento “Vitória 360 Graus” é uma arte anamórfica, na qual o observador só consegue ver a verdadeira forma de um ângulo específico. Esse tipo de arte é muito utilizada hoje em dia em diversos setores e locais, podendo ter aplicação em arte urbana, em esculturas, nas artes plásticas e até mesmo na arquitetura, com o objetivo de criar obras incomuns e sempre criativas.

diego-alves1
Foto: Diego Alves/Prefeitura de Vitória

Fonte: Durante passeio, Vitória ganha monumento na véspera de completar 466 anos

TekNow



Sobre Stephane Figueiredo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Banner to display