Página Inicial / Esporte e Saúde / Projeto ‘Nadando com Down’ acontece em Cariacica

Projeto ‘Nadando com Down’ acontece em Cariacica

Por Marcelo Pereira em Esportes e Lazer – SEMESP Fotos: Claudio Postay
SEMESP Fotos: Claudio Postay

O projeto “Nadando com Down”, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp), foi lançado na manhã de sábado (11/11), no Colégio Castro Alves, em Santana. A chuva não diminui a empolgação da garotada que, alheia ao mau tempo, caiu na piscina da escola, dando início à atividade voltadas para crianças, adolescentes e jovens com Síndrome de Down, entre 5 e 16 anos.

O programa oferece aulas gratuitas de natação para os inscritos todos os sábados, das 8h às 12h, com acompanhamento de professores já experientes em atividades destinadas ao público com necessidades especiais. A parceria é entre a Semesp, a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), o Colégio Castro Alves e a Associação Cariacica Down.

Por Marcelo Pereira em Esportes e Lazer – SEMESP Fotos: Claudio Postay
SEMESP Fotos: Claudio Postay

Na cerimônia de lançamento, o secretário municipal de Esportes de Cariacica, Edvaldo Erlacher, frisou que a iniciativa abre mais oportunidades para que as crianças e adolescentes possam mostrar mais o que são capazes de fazer. Já o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Roberto Carneiro, destacou que a cidade é pioneira no Estado nesta iniciativa em oferecer mais inclusão no esporte e anunciou que, devido ao empenho da equipe da Semesp, é de interesse a implantação de mais 12 núcleos do projeto “Campeões de Futuro” em Cariacica, atingindo mais de 5 mil crianças. A cerimônia contou apresentações de música e dança das crianças e adolescentes participantes do projeto, em comemoração ao Mês da Consciência Negra, com performances da cultura afro.

A presidente do Cariacica Down, Paula Maria Schaydegger, agradeceu pela parceria com a Prefeitura de Cariacica e já planeja um aumento do alcance do projeto. Estamos com 53 alunos inscritos mas nosso intuito é incluir mais. Os pais  levam muito ‘não’ ao procurarem opções de lazer e vida saudável para crianças especiais. Caminhar com a Prefeitura, através da Semesp, é motivo de mais incentivo em nossa luta de um sociedade mais inclusiva”, reforçou.

O projeto

Por Marcelo Pereira em Esportes e Lazer – SEMESP Fotos: Claudio Postay
 SEMESP Fotos: Claudio Postay

O “Nadando com Down” é um núcleo de natação  para crianças, adolescentes e jovens com Síndrome de Down, entre 5 e 16 anos. As aulas são realizadas na piscina do Colégio Castro Alves, em Santana, aos sábados, das 8h às 12h. As inscrições podem ser realizadas pessoalmente, de segunda a sexta, na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp), entre 9h e 18h, no prédio da Prefeitura Municipal de Cariacica, em Alto Lage, ou pelo e-mail semesp@cariacica.es.gov.br.

Além do responsável legal como acompanhante, também podem se inscrever para participar das aulas de natação, os irmãos ou irmãs do portador de Down, dentro da faixa etária permitida, promovendo assim a interação e o desenvolvimento por meio do esporte.

Mais informações pelo 3354-5927.

Fonte: Prefeitura de Cariacica – Por Marcelo Pereira



    Sobre Redação

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    No Banner to display