Página Inicial / Noticias / Magno Malta é a peça principal no tabuleiro político capixaba

Magno Malta é a peça principal no tabuleiro político capixaba

Política em 1 Minuto – 17/05/2018

Magno Malta

Ao longo dos anos, o senador Magno Malta conquistou muitos desafetos. Uma liderança política definiu o senador como “um elefante em uma sala de cristal”. Magno Malta não é de medir palavras e suas posições públicas provocam simpatia e rejeição na mesma intensidade. Então, por que Magno Malta é tão importante nas próximas eleições?

O governador Paulo Hartung tenta a reeleição e para evitar uma aliança entre Renato Casagrande e Rose de Freitas no segundo turno, PH pretende montar uma chapa capaz de vencer no primeiro turno. Nos bastidores do Palácio Anchieta existe uma forte movimentação para acomodar no palanque do governador os senadores Magno Malta e Ricardo Ferraço e, ao mesmo tempo, arrumar um espaço para o deputado estadual Amaro Neto, que se colocou como pré-candidato ao Senado.

Nessa eleição são duas vagas ao Senado e para manter um palanque com tantos ‘medalhões’ o governador Paulo Hartung vai precisar convencer alguém a desistir dessa disputa. Magno, Ricardo e Amaro dão sinais de que não abrem mão. Se PH pretende ter todos em seu palanque vai precisar oferecer algo que convença um deles a sair do jogo.

Ricardo Ferraço não parece disposto a sair. Ricardo é o único que pode ‘silenciar’ o deputado Theodorico Ferraço e retirar o pai do palanque de Casagrande e essa ‘carta na manga’ o coloca como peça importante no palanque de Hartung.

Amaro Neto também não quer abrir mão, mas o grupo político de Hartung entende que Amaro pode ser o próximo prefeito de Vitória e que por isso, abriria mão da disputa ao Senado em troca de amplo apoio ao seu nome em 2020. Se não aceitar disputar uma vaga de deputado federal, Amaro pode ser convidado a ser vice na chapa de Hartung.

Magno Malta está em alta e dificilmente vai abrir mão da reeleição. A única possibilidade é Magno aceitar o convite para ser vice-presidente na chapa de Bolsonaro, mas se escolher essa opção deve lançar Lauriete ao Senado. Magno ainda não sinalizou se vai apoiar Hartung ou se fica com Casagrande. Para o PSB, convencer Magno Malta é fundamental. Um dirigente socialista considera que o senador pode ser a grande diferença na próxima eleição. “Se Magno for vice de Bolsonaro o apoio dele pode ser fundamental, principalmente se Bolsonaro continuar bem nas pesquisas. Mas, se Magno resolver disputar a reeleição, pode conquistar votos importantes em um eleitorado que é muito fiel às ideias que ele defende. A verdade é que Magno chega em alta na disputa e pode fazer a diferença igual fez na primeira eleição de Luciano Rezende (2012) e na eleição de Max Filho (2016). Luciano e Max superaram os favoritos e se elegeram e os dois contaram com o apoio de Magno”, analisou.

O cenário político capixaba se acostumou a esperar as decisões de Paulo Hartung, mas dessa vez quem deve ‘dar as cartas’ é o senador Magno Malta.

Marcelo Paranhos, Editor do Portal Realidade Capixaba

TekNow



Sobre Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *