Página Inicial / Cidades / Hospital Materno Infantil terá 135 leitos

Hospital Materno Infantil terá 135 leitos

{E14028B6-CC0C-028E-ACAD-CAACDABA3D3E}
Fonte: Divulgação/PMS

O Hospital Materno Infantil, que está sendo construído em Colina de Laranjeiras, Serra, é uma parceria firmada em março entre a prefeitura e o governo do Estado. A obra será composta por três pavimentos distribuídos em assistência materno-infantil, serviços de apoio diagnóstico e terapêutico. Serão entregues 135 leitos, sendo 60 maternos e 75 pediátricos. Antes, a previsão era de que o novo hospital da Serra tivesse 120, sendo 60 maternos e 60 pediátricos. A expectativa é atender 8.700 gestantes por ano, o que representa 725 partos por mês.

A conclusão da obra está prevista par 2019 , por meio de uma parceria entre o governo federal e a prefeitura da Serra.

Para o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, o aumento no número de leitos significa atendimento com mais qualidade às mães e aos bebês. “Queremos atender o maior número de mulheres possível, por isso esse acréscimo de leitos é muito importante”, comentou.

Segundo o secretário de Saúde da Serra, Benício Farley Santos, o projeto da obra é constantemente reavaliado e comportou o acréscimo, que vai beneficiar a população.

“Precisamos sempre pensar no futuro e aumentar ao máximo a capacidade de atendimento à demanda do município. Estamos acompanhando a obra e, constantemente, avaliando o projeto para identificarmos melhorias”, explicou Santos.

O valor da obra que antes era de R$ 62,4 milhões terá um acréscimo e vai passar a ser de R$ 62,5 milhões.

Dos 15 novos leitos, dez são do tipo UCINCo, ou seja, unidades semi-intensivas para o atendimento a recém-nascidos considerados de médio risco e que demandam assistência contínua. Os outros cinco são UCINCa, ou seja, unidades semi-intensivas que adotam o método canguru. Neste modelo de assistência, o recém-nascido permanece o tempo todo em contato, pele a pele, com a mãe ou o pai. Entre os demais 120 leitos, 60 são infantis e 60 maternos.

No novo hospital haverá a garantia da Política do Parto Humanizado, com a inserção do acompanhante no processo de atendimento ao bebê e à gestante. Haverá o leito chamado “PPP”: Pré-parto, Parto e Pós-parto, ou seja, as gestantes permanecerão até sua alta com o recém-nascido. O direito do acompanhante também está garantido.

Serviços

Entre os serviços a serem oferecidos no novo hospital estão ultrassonografia e acompanhamento do recém-nascido (follow up), cujo objetivo é detectar precocemente possíveis problemas que possam surgir após a alta.

O Hospital Materno Infantil contará ainda com banco de leite, todas as vacinas necessárias ao bebê, além dos testes de linguinha, orelhinha, pezinho, quadril, coraçãozinho e olhinho.

A unidade está sendo construída em Colina de Laranjeiras, em uma área de 25 mil metros quadrados. Será composta por três pavimentos distribuídos em assistência materno-infantil, serviços de apoio diagnóstico e terapêutico.

Fonte: Assessoria Prefeitura da Serra

03/08/2018

__________________________________________________________________________


Transparência-660x95



Sobre Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *