Página Inicial / Cidades / Espírito Santo: Cosud reúne os sete governadores das regiões Sul e Sudeste

Espírito Santo: Cosud reúne os sete governadores das regiões Sul e Sudeste

HQF_0213-1
O Palácio Anchieta, sede do Governo do Estado do Espírito Santo, recebeu, neste sábado (24), o 4º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). O evento teve como tema central Gás e Infraestrutura, mas na abertura do encontro, a questão ambiental tomou conta dos discursos dos governadores presentes. Os incêndios na Amazônia marcaram as falas dos gestores que compuseram a mesa.

Os governadores se reuniram para redigir a Carta de Vitória, que foi divulgada no início da tarde. Entre as principais deliberações contidas no documento, os gestores reafirmam o apoio às reformas estruturais em curso no plano federal e às medidas econômicas essenciais ao equilíbrio fiscal da União, dos estados e dos municípios. O objetivo desse apoio é a retomada do crescimento econômico e da geração de empregos em bases sustentáveis, regionalmente equilibradas, social e ambientalmente justas.

Além do governador Renato Casagrande, participaram do Cosud, em Vitória, os governadores do Rio de Janeiro, Wilson Witzel; de São Paulo, João Doria; de Minas Gerais, Romeu Zema; do Paraná, Ratinho Júnior; de Santa Catarina, Carlos Moisés; e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Integrantes das equipes de Governo do Espírito Santo e dos demais estados também estiveram no encontro.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, destacou a qualidade dos debates e chamou atenção para o fato de ser o primeiro Cosud com a presença dos sete chefes dos executivos estaduais das duas regiões.

Já o governador de São Paulo, João Doria, destacou a evolução dos debates ao longo dos quatro encontros do Consórcio e as formas objetivas que os assuntos estão sendo tratados.

O governador Renato Casagrande finalizou o evento, agradecendo as presenças dos sete governadores e suas equipes e destacou a necessidade de as tomadas de decisões serem ágeis para acompanhar as demandas sociais. “O objetivo aqui é de fato a integração, é estabelecer uma meta de resultados. A população tem muita pressa e não podemos estar na velocidade da gestão pública, temos que aumentar a velocidade. Tem a questão da governança, o consórcio é uma novidade, mas vai ter uma governança, é um passo a mais”, disse.

Casagrande lembrou que a pauta política é importante, mas é preciso ir além das estratégias a serem apresentadas. “Só o encontro dos governadores já provoca um efeito político importante. O tema ambiental, que foi tratado aqui, foi o que mais chamou atenção, mas é preciso mostrar os resultados da nossa ação”, afirmou Casagrande.
O próximo encontro do Cosud acontece nos dias 18 e 19 de outubro em Santa Catarina.
Fonte: Assessoria Governo ES

 

No Banner to display



Sobre Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Banner to display