Página Inicial / Cidades / Eleitores criam grupos de WhatsApp para debater as cidades e cobrar políticos capixabas

Eleitores criam grupos de WhatsApp para debater as cidades e cobrar políticos capixabas

zap

As redes sociais são ferramentas de democratização da informação. Durante os períodos eleitorais, políticos utilizam as redes sociais como ferramentas de propagação das suas propostas. Mas, os eleitores estão de olhos abertos e descobriram que podem se reunir em fóruns permanentes de debates sobre as cidades através dos grupos de WhatsApp. Nossa equipe pediu para alguns políticos capixabas indicarem os principais grupos com foco no debate político.

Enviamos essa mensagem para 21 políticos ou representantes partidários com reduto eleitoral na Grande Vitória. Foram indicados 17 grupos de WhatsApp. Entramos em contato com administradores destes grupos e 3 responderam nossos questionamentos. São eles: Política Canela Verde; P… de Titânio e Viana em Debate, dos municípios de Vila Velha, Guarapari e Viana, respectivamente.

Estamos produzindo uma matéria sobre a influência das redes sociais, em especial os grupos de WhatsApp, na política municipal:
1- Quando foi criado?
2- Qual o objetivo do grupo?
3 – Quem pode participar?
4 – Quais as principais regras para quem participa do grupo?
5 – Na sua opinião, os grupos de WhatsApp ajudam na democratização da informação?
6 – Qual a influência do seu grupo na política local (municipal)?

 canela verde

O Grupo Política Canela Verde possui vários administradores e um deles é o engenheiro Henrique Casamata. “O grupo foi criado em 21 de janeiro de 2015. No grupo fazemos análises de conjunturas nos três níveis: Federal, Estadual e especialmente o Municipal. O principal foco é Vila Velha. São vários os administradores do grupo que fazem parte de várias correntes politicas. Qualquer um pode participar. A regra é: respeitar a opinião do outro. Em três anos conseguimos debater vários temas, que sem esse instrumento seria impossível. O debate online e importante, mas também encontros presenciais”. Contou Casamata.

piroca

Em Guarapari, o grupo P… de Titânio, é considerado o mais influente. O nome, no mínimo polêmico, demonstra uma das características principais do grupo, ser exclusivamente formado por homens. Rômulo, um dos fundadores do grupo conversou com nossa equipe. “O grupo foi criado em 04 de agosto de 2013, com o objetivo de estreitar relações de amizade e facilitar a troca de informações e entretenimento. O grupo é exclusivamente para convidados e a única exigência é que sejam homens. Todos os integrantes são homens. A regra principal é ‘sem censura’. Mas combinamos que não pode mudar o nome do grupo, não pode adicionar mulher e não pode mudar a foto do grupo. A influência do grupo no cenário político eleitoral se dá na medida em que aproxima as pessoas e facilita a troca de informações”. Disse Rômulo.

viana

O grupo Viana em Debate é o mais ‘novo’ dos três. Foi criado há menos de um ano, mas o objetivo é o mesmo: debater os assuntos de interesse da cidade. Quem conversou com nossa equipe sobre o grupo foi Chiquinho, um dos administradores. “O grupo foi criado há menos de um ano com o objetivo de debater temas direcionados a nossa cidade. Para participar do grupo basta ser indicado por algum integrante. Não temos censura e os temas são livres, desde que sejam de interesse da cidade. Esse é um espaço para debater respeitando a opinião dos outros. No grupo temos vereadores, líderes comunitários e outros representantes da sociedade. Contribuímos para a democratização da informação quando divulgamos as coisas de interesse da nossa cidade”. Disse Chiquinho.

Nossa equipe acompanhou o andamento dos grupos por uma semana e constatou que os principais assuntos compartilhados são de interesse da população. Nesse período, a maior parte das informações e debates compartilhados no grupo Política Canela Verde foi a respeito do cenário eleitoral. Os debates mais acirrados se dão por conta de divergências entre simpatizantes do prefeito Max Filho e seus opositores. Alguns críticos fazem questão de se apresentarem como independentes e criticam as três últimas administrações.

No grupo P… de Titânio os assuntos são mais variados, mas a predominância é referente a política local de Guarapari. São frequentes os questionamentos a vereadores que participam do grupo.

O grupo Viana em Debate também se dedica a política local, mas diferente dos outros, o grupo tem uma abordagem menos ‘pesada’ nas críticas aos políticos do município.

O ponto negativo em todos os grupos analisados é a pouca participação feminina nos debates políticos. Um dos administradores do grupo Política Canela Verde, Henrique Casamata, disse que isso é uma realidade, mas que o espaço é democrático e que todos precisam trabalhar para atrair mais mulheres para a vida política das cidades. “No PCV temos mais homens participantes do que mulheres. Mas nos debates percebo grande participação das mulheres. Acredito que o espaço na rede social é o mais democrático que existe atualmente. Cabe todo mundo” Comentou.

Nossa equipe ouviu a vereadora de Guarapari, Fernanda Mazzeli, sobre a importância da participação da mulher na vida política das cidades.”Já é de conhecimento que a mulher tem um papel fundamental nos vários setores da sociedade, e a política é um deles. Hoje, vemos uma participação maior nesta área, mas ainda não é suficiente. Fico feliz porque hoje na Câmara de Vereadores de Guarapari temos quatro mulheres, um número que dobrou com relação à legislatura passada, mas que pode e deve aumentar. Precisamos de mais mulheres no Legislativo. Por ter muitas vezes tripla jornada (trabalhadora, dona de casa e mãe), a mulher tem um amplo olhar sobre todas as questões sociais brasileiras. A presença da mulher no espaço público tem quebrado preconceitos e promovido mudanças relevantes nas relações sociais. Mas, reafirmo, é necessário que as mulheres participem mais da vida política para fazer valer seus direitos”, afirma Fernanda Mazzeli.



Sobre Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *