Página Inicial / Esporte e Saúde / Coluna “Saúde e Bem-Estar” – Hipertrofia

Coluna “Saúde e Bem-Estar” – Hipertrofia

thamires

No salão de musculação é frequente encontrar pessoas que buscam um treino que leve à hipertrofia muscular – muitos não usam esse termo – mas dizem “querer crescer”. Pois bem, o termo não está equivocado, já que a hipertrofia nada mais é do que o aumento do músculo.

É simples e complexo ao mesmo tempo, pois aumentar o tamanho das fibras musculares envolve muito mais que um treino pesado. Tem o fator alimentação que influencia diretamente nesse processo, sempre é recomendado para quem busca um objetivo específico como, aumentar sua musculatura, procurar um nutricionista e até se for o caso nutrólogo, juntos esses profissionais podem ajudar no processo.

Além de treino e da alimentação, também é necessário descansar o músculo para que o mesmo se recupere. Funciona da seguinte forma:

No treino você executa suas séries de exercícios geralmente com uma carga maior do que o seu corpo está acostumado a aguentar. Isso faz com que se formem pequenas lesões nos músculos envolvidos no esforço.

Ao descansar e relaxar o corpo, você cria um ambiente favorável para a regeneração do tecido muscular que, por sua vez, crescerá para se adaptar àquela carga que foi trabalhada.

Também levamos em consideração o biótipo de cada praticante, duas pessoas podem treinar, se alimentar e dormir de forma idêntica, porém não apresentarão os mesmos resultados, e isso é importante de se entender e aceitar, cada um deve ser tratado conforme a sua individualidade.

Dizemos então que não existe um número de repetições que deve ser seguido como regra ou uma quantidade de vezes que uma pessoa deve frequentar a musculação para obter o resultado hipertrófico, esse resultado virá se a pessoa se submeter ao treino de forma disciplinada, superar seus limites, se alimentar de forma coerente e descansar bem.

Devido à cobrança social e ao desejo de alcançar resultados estéticos imediatistas, infelizmente, é grande o números de jovens que recorrem a anabolizantes esteroides, sem prescrição médica para acelerar o processo de ganho muscular, o que pode causar danos irreversíveis à saúde, nos casos mais extremos leva ao óbito.

thamires

É um processo que envolve esforço e dedicação principalmente do aluno, se algum desses influenciadores citados falhar, é muito provável que seja retardado o aumento de massa magra. O auxílio de profissionais fará com que o objetivo seja alcançado de forma eficaz e segura.

THAMIRES

Thamires L. Moraes

Bacharel/ Licenciatura Educação Física, pós-graduada em Educação Física Escolar.

 


 

 

O conteúdo do texto é exclusivo e de responsabilidade do autor.

25/07/2018

__________________________________________________________________________


Transparência-660x95

 

No Banner to display



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *