No mês de prevenção do câncer de mama e do colo do útero, os candidatos à Prefeitura de Cariacica expõem as propostas para a saúde das mulheres.
Nesse sentido, Bianca Biancardi do PMB deseja estruturar os equipamentos de saúde dos postos já existentes. Além disso, visa a promoção de campanhas itinerantes, em todos os povoados, voltadas a exames ginecológicos.
Já Célia Tavares do PT visa implantar o consultório de rua para garantir o monitoramento, a vigilância em saúde e a atenção necessária para essa população vulnerável.
Heraldo Lemes do PCB pretende fortalecer a rede de atenção às mulheres e pretende criar o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Já Hélcio Couto do PP deseja promover capacitações dos servidores e profissionais da saúde a fim de garantir a melhoria e a humanização do atendimento na rede de saúde pública, assegurando uma postura de atenção e cuidado que responda efetivamente à expectativa da população.
Dr. Motta do DC vai buscar o apoio do setor privado para investir na cidade e diminuir a burocracia dos atendimentos. Na contramão dessa ideia, Ivan Bastos do MDB vai fortalecer a saúde pública, dando prioridade a Atenção Primária com o atingimento de 100% da cobertura do Programa Saúde da família (PSF) no município.
Joel Costa do PSL propõe, por sua vez, a criação do “cadastro inteligente”, um prontuário eletrônico do paciente com todas as informações relativas ao seu histórico, o que ajudará a mulher a controlar as datas do seu atendimento, que poderá ser agendado por meio de contato telefônico.
Já Marcos Bruno da Rede vai implementar ações para fortalecer a saúde da mulher e irá detalhar as ações ao longo da campanha.
Por Flávia Varela