terça-feira, 23 de abril de 2024 / 12:40
InícioEconomiaSenai oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para moradores de Vitória-ES

banner topo matérias 728x90px

Senai oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para moradores de Vitória-ES

Por meio do Projeto Futuro Brilhante, o Senai ES, a Prefeitura de Vitória e o Senac vão ofertar cursos profissionalizantes gratuitos. 

Serão oferecidas 1.324 novas oportunidades em cursos, como os de Confecção de Peças Íntimas e Confecção de Moda Praia, Soldador, NR10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, Cuidador Infantil e Cuidador de Idoso. 

As inscrições para o primeiro ciclo, com 128 vagas, já estão abertas no portal VixCursos (vixcursos.vitoria.es.gov.br) e as aulas terão início no dia 4 de março. Os alunos também receberão vale-transporte gratuito. 

Para a presidente da Findes, Cris Samorini, a parceria demonstra o compromisso do município de Vitória em fazer chegar qualificação a mais trabalhadores. “Temos aumentado cada vez mais o diálogo junto ao setor produtivo e aos órgãos públicos. O Senai tem um papel determinante na qualificação e na inserção das pessoas no mercado de trabalho. Nove em cada 10 alunos formados no Senai estão empregados”, ressaltou. 

Ao longo do Projeto, que tem duração de dois anos, o Senai vai oferecer 520 vagas em qualificação e aperfeiçoamento social e profissional para 26 turmas divididas em 12 cursos. São eles: Assistente administrativo, padeiro, programador de sistemas, programador web, mecânica automotiva básica, confeiteiro, auxiliar de cozinheiro, informática básica, soldador MG, soldador TIG, eletricista automotivo e NR 10 – segurança em instalações e serviços em eletricidade. 

“Investir na qualificação profissional é investir nas pessoas, é gerar oportunidades para conquistarem bons empregos, contribuírem com suas famílias e com o crescimento da cidade”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini. 

O Futuro Brilhante é desenvolvido pela Gerência de Qualificação Profissional da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid). Titular da Semcid, Diego Libardi destaca que a escolha dos cursos foi definida atendendo a demandas do mercado de trabalho atual e futuro, além de atender às demandas dos alunos. “No Futuro Brilhante, vamos ofertar o vale-transporte, facilitando o acesso a cursos de excelência e assegurando a formação completa dos novos profissionais”, acrescenta Libardi.  

O investimento da Prefeitura de Vitória no projeto é de R$ 1.575.245,23, por dois anos. Os recursos são do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. O mesmo fundo realiza o Projeto QualificaVix Comunidades, que está em andamento neste ano, com inscrições abertas no portal VixCursos (vixcursos.vitoria.es.gov.br). 

Primeiras turmas 

As inscrições para as primeiras turmas do projeto estão abertas na plataforma VixCursos . Neste site, são informadas as datas e os cursos que serão ofertados, assim como a documentação necessária.  

Serão oferecidas 128 vagas para os cursos como Design de Cílios; Mídias Sociais e Marketing Digital; Soldador; Programador de Sistemas; e Mecânica Básica Automotiva. 

O público-alvo são moradores de Vitória, com idade mínima de 14 anos e escolaridade mínima de 5º ano (antiga 4ª série). Como em todos as formações de qualificação profissional da Semcid, os alunos recebem todo o material didático e a camisa do curso.   

Informações também poderão ser obtidas pelo telefone (27) 98125-0964 (whatsapp e ligação), das 9h às 17h, nos dias úteis. 

As primeiras turmas do projeto serão para os cursos abaixo: 

1. Design de cílios  

2. Mídias sociais e marketing digital  

3. Básico de corte e costura  

4. Unhas de gel  

5. Cuidador infantil  

6. Soldador  

7. Nr10 – Segurança em instalação e serviços em eletricidade  

8. Programador de sistemas  

9. Mecânica básica automotiva 

Informações: Assessoria Findes e PMV

banner lateral 300x300px 2

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3