InícioCidadesPrefeitura de Guarapari quer 'derrubar' herói da Marinha e irrita comando militar

banner topo matérias 728x90px

Prefeitura de Guarapari quer ‘derrubar’ herói da Marinha e irrita comando militar

WhatsApp Image 2018-02-21 at 12.14.56

Na manhã desta quarta-feira (21), a prefeitura de Guarapari iniciou as obras de reformas da orla da Prainha. A informação seria positiva se a prefeitura não tivesse esquecido de comunicar o comando Militar da Marinha, que precisa autorizar o serviço.

Moradores da região relataram que a prefeitura ia ‘derrubar’ o busto que é do Herói de Guerra, o Guarda Marinho João Guilherme Greenhalgh, herói da Batalha Naval do Riachuelo,  e que a nova planta não tem espaço para o busto do Herói da Marinha. O fato desagradou o comando militar que determinou a suspensão das obras até que o problema seja solucionado. Solicitamos explicações à prefeitura, mas até o momento não foi enviada uma resposta para nossa equipe.

obras prainha (14)   obras prainha (13)

banner lateral 300x300px 2

3 COMENTÁRIOS

  1. O nome do posto é Guarda-Marinha, e antecede, na Marinha do Brasil, ao posto de 2° Tenente. O Guarda-Marinha João Guilherme Greenhalgh lutou na Guerra do Paraguai e, na Batalha do Riachuelo, combateu a bordo da lendária Corveta Parnahyba (isso mesmo, Paraíba!).

    A bravura da tripulação da Parnahyba tornou-se célebre, destacando-se o Guarda-Marinha João Guilherme Greenhalgh, o Imperial-Marinheiro Marcílio Dias, os oficiais do Exército Capitão Pedro Afonso Ferreira e Tenente Inácio de Andrade Maia, tombados na batalha.

    A nossa bandeira que chegou a ser arriada por um oficial paraguaio, o qual também se apoderou do leme, foi defendida até à morte pelo Guarda-Marinha Greenbalgh e pelo Capitão do Exército Pedro Afonso Ferreira, que morreram terrivelmente acutilados, mas emergiram para os esplendores da história.

    Para homenagear sua memória, ainda nesse ano de 1885, o governo mandou dar o seu nome a uma Canhoneira, a qual prestou assinalados serviços na própria guerra contra o governo do Paraguai. Mais dois navios perpetuaram-lhe o nome: um pequeno vapor de casco de madeira, transformado em torpedeira, um Contratorpedeiro líder de flotilha construído no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro e a atual Fragata Greenhalgh – F 46.

  2. prefeito nao e humilde tantas coisas a se preocupar vai arrumar poblemas com coisas tao comuns e facil de se rezolver so porque tem uma micharia no bolso acha que pode passar por cima dos outros .. nao podemos ser assim

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3