terça-feira, 23 de abril de 2024 / 10:45
InícioDireitoMEI: conheça as vantagens da modalidade e como se tornar um empreendedor...

banner topo matérias 728x90px

MEI: conheça as vantagens da modalidade e como se tornar um empreendedor legalizado

De acordo com dados de pesquisa realizada com apoio do Sebrae, em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ), o GEM (Global Entrepreneurship Monitor),  empreender está entre os três maiores sonhos dos brasileiros. 

Se considera também que o número de empreendedores, principalmente, nos últimos três anos é significativo, uma vez que por causa da pandemia da Covid-19, muitas pessoas precisaram trabalhar por conta própria para lidar com os desafios de emprego e renda. 

Ser empreendedor pode gerar mais autonomia financeira e gestão do tempo para os diversos campos da vida, além do trabalho, como passar tempo com a família e amigos, cuidar da saúde ou estudar. Mas, para que isso esteja em equilíbrio é preciso se organizar e se precaver para o futuro, já que o empreendedor não conta com as garantias da CLT como o FGTS e o seguro desemprego.

Para isso, é importante se formalizar MEI (Micro Empreendedor Individual) e ficar atento ao faturamento, como explica o contador Silvio Gomes, da CGN Contabilidade. “O MEI é um modelo simplificado de empresa para aqueles que faturam até R$6.750 por mês e não tem um órgão específico que regulamente, por exemplo, artesão e cabeleireiro”, afirmou Silvio.

Fonte: @contabilidadegeraldonovaes – criação: Select

A Contabilidade Geraldo Novaes esclarece mais dúvidas e presta assessoria para os diversos serviços do MEI, especialmente, para aqueles que estão começando e querem se legalizar para ter todas as vantagens de um serviço formalizado. 

O MEI pode abrir um CNPJ de forma rápida e gratuita presencialmente ou on-line, Mais informações: Gov.br – Cadastrar Microempreendedor Individual (MEI) ou Portal do Empreendedor.

Vantagens em ser MEI

Além do cadastro de pessoa jurídica, o empreendedor consegue emitir notas fiscais, acessar serviços bancários específicos, pagar tributos mais baratos INSS, ISS e ICMS),  ter acesso à direitos e benefícios previdenciários como aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, dentre outros.

banner lateral 300x300px 2

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3