sexta-feira, 6 de dezembro de 2024 / 16:39
InícioEducaçãoLivro “Cineclubes Capixabas: Resistências para Adiar o Fim do Mundo” reúne experiências...

banner topo matérias 728x90px

Livro “Cineclubes Capixabas: Resistências para Adiar o Fim do Mundo” reúne experiências culturais comunitárias

Reunindo relatos de experiências culturais comunitárias, o livro “Cineclubes Capixabas: Resistências para Adiar o Fim do Mundo”, de autoria do professor e pesquisador Nathan Moretto, mostra como os cineclubes têm atuado no engajamento comunitário e na democratização do acesso ao cinema e ao audiovisual. A obra está disponível para venda em valor promocional no site da Editora Cousa, que lança o livro em parceria com a Editora Cigana.

Os relatos são Cineclube Afoxé, Cineclube Colorado, Cineclube Ecosocial, Cineclube El Caracol, Cineclube Metrópolis, Cineclube Montanha Sagrada, Cineclube Nome Provisório e Cineclube Valente, oriundos de municípios da Região Metropolitana e interior do estado e trazendo experiências distintas, desde a organização em escolas, universidades, bairros ou comunidades rurais, trazendo diferentes temáticas ou motivações.

Segundo Nathan, o livro é uma obra coletiva que fala um pouco sobre a importância dos cineclubes capixabas e a contribuição destes espaços para a formação cultural e cinematográfica no Espírito Santo. “Ao reunir os relatos, o objetivo foi valorizar a memória dos cineclubes e destacar o papel fundamental que eles desempenharam na democratização do acesso ao cinema, na promoção do pensamento crítico e na construção de uma comunidade engajada e reflexiva em torno do cinema”, diz o organizador.

Nathan Moretto – Foto: Divulgação

Ao todo, a obra reúne relatos de oito cineclubes capixabas. “Eles desafiam o cinema convencional e abrem espaço para filmes que fogem do padrão imposto. Então cada página do livro é um convite ao encontro comunitário em que arte e educação se fundem”, relata.

O título da obra traz como inspiração o pensador indígna Ailton Krenak, que afirma que nosso tempo é especialista em ausências, quando se refere à vida contemporânea. Mas apesar disso, também há quem provoque e promova encantamentos. “Esse livro é a celebração poética da resistência e da alegria de viver junto”, afirma. “Num tempo em que se fabricam ausências, os cineclubes capixabas emergem como constelações de esperanças, onde dança, canto e histórias se entrelaçam para criar novos mundos”, diz.

Oficinas 

Em parceria com o Cineclube Itinerante Combiousa, o Nathan Moretto vai realizar duas oficinas de formação com o título “Cineclubes Capixabas: Cartografando histórias”, inspirados na publicação. A primeira, voltada para educadores, aconteceu sexta-feira, dia 22 de novembro, em Maruípe, Vitória (Rua Otto Ramos, 69).

A segunda oficina com foco na formação para cineclubistas vai ser no dia 26 de novembro, terça-feira, às 19h, no espaço cultural Trapiche, localizado no Centro de Vitória (Rua Gama Rosa, 236). Na ocasião também haverá lançamento do livro e autógrafos do autor. As oficinas são realizadas pelo Cineclube Itinerante Combiousa e Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult) com recursos do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura).

Fonte: Assessoria

banner lateral 300x300px 2

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3