Izac Queiroz e Rosana Pinheiro em rota de colisão

Publicidade

banner topo matérias 728x90px

Política em um minuto – 23/01/2021

A peça orçamentária enviada à Câmara de Vereadores pelo prefeito Edson Magalhães foi aprovada por unanimidade. Mas, a votação aparentemente tranquila, teve momentos de tensão entre os vereadores Izac Queiroz e Rosana Pinheiro, por conta de uma emenda da vereadora que modificava o orçamento.

Qual a função da liderança do prefeito?

Rosana Pinheiro foi escolhida como líder do prefeito e tem como função dialogar com os colegas e apresentar os projetos de interesse do executivo. Também cabe ao líder representar e defender o prefeito no plenário da câmara.

Emenda “azeitona da empada”

A Emenda que provocou a discussão foi aprovada por unanimidade. Mas a reclamação do vereador Izac Queiroz foi sobre a conduta da liderança do prefeito que segundo o vereador: “Deveria ter dialogado com os colegas de plenário antes de apresentar a emenda e assim possibilitar uma análise completa e coerente por parte dos vereadores. Se fez o diálogo, fez de forma seletiva. Uma líder precisa agregar e não dividir a base do prefeito”, disse o vereador Izac Queiroz

Português X Juridiquês

A vereadora líder do prefeito, Rosana Pinheiro é advogada e possui um discurso técnico com linguajar excessivamente jurídico. Se comporta no plenário como se estivesse em audiência com um juiz. Para conquistar o apoio dos colegas não basta justificar em “Juridiquês”. A vereadora precisa abrir diálogo com os colegas e assim defender os projetos de interesse do prefeito demonstrando, claramente, os benefícios que os projetos trarão a sociedade.

E os eleitores?

Os vereadores representam setores diferentes da sociedade e pelo bem da transparência, antes de votar, poderiam explicar aos que assistem à sessão o que significa uma “Emenda Substitutiva Modificativa”, por exemplo. A câmara municipal é considerada a casa do povo e como tal deveria dialogar com o povo.

Na eleição, todo mundo come feijão …

No período eleitoral os candidatos a vereador comem feijão, abraçam idosos e beijam crianças. Que tal permanecerem “dialogando” com o povo de um jeito que o povo entenda?

Já pensou?

Já pensou se o político ao pedir seu voto dissesse: senhor cidadão, venho de forma humilde solicitar que faça uma análise crítica ao programa do meu partido e, assim, em acordo, exerça seu direito ao voto e me escolha como seu representante no legislativo”.

Em tempo

Alguém entendeu o que é uma Emenda Substitutiva Modificativa e qual o motivo da emenda ser apresentada e que benefício trouxe a população?

Veja momento em que o vereador Izac questiona a líder de governo:

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui