Guarapari: Liderança do prefeito sofre primeira derrota em 2021

Publicidade

banner topo matérias 728x90px

Política em um minuto – 11/01/2021

Em 2020, com uma ampla maioria de opositores ao prefeito de Guarapari, os vereadores tentaram aprovar um orçamento com apenas 18% de remanejamento para Edson Magalhães movimentar entre as secretarias. Mas a liderança do prefeito, que era exercida pelo vereador Wendel Lima (PTB), conseguiu articular e adiou a votação para 2021.

E agora?

Agora, sob nova liderança, o prefeito sofreu sua primeira derrota. A vereadora Rosana Pinheiro (Cidadania) assumiu a liderança do prefeito Edson Magalhães e já na primeira prova de fogo não conseguiu convencer seus colegas de Plenário a aprovarem o orçamento com possibilidade de 50% de remanejamento, conforme pedido do prefeito.

Câmara independente?

Os vereadores da base resolveram contrariar a liderança de Rosana Pinheiro e votaram uma emenda concedendo ao prefeito 30% de remanejamento.

Qual o recado?

Nos corredores da Câmara, a informação é de que os vereadores quiseram mandar um recado a sociedade de Guarapari: apesar de apoiarem o prefeito, terão uma postura independente nas votações.

Como assim?

Um vereador confidenciou que o prefeito terá maioria na câmara, mas que os vereadores vão analisar cada projeto do Executivo antes de votar: “Não seremos oposição. Esse momento acabou. Mas antes de votar, queremos debater os projetos com a sociedade”.

E Rosana?

Mesmo tentando utilizar um discurso técnico, Rosana não convenceu seus colegas. O único a acompanhar Rosana foi o vereador Izac Queiroz (PP), que votou pelos 50% e disse: “Se a base do prefeito não te acompanha na primeira votação, se eu fosse você, eu entregaria a liderança do prefeito hoje”.

Zé Preto líder

O vereador Zé Preto (Patriotas) está se destacando no início deste mandato. Primeiro liderou a formação da chapa que elegeu Wendel Lima presidente. Depois liderou os vereadores da base a votarem pelos 30%. Agora foi indicado como líder do seu partido na Câmara.

Faltou ao trabalho

O vereador Dr. Franz (PP) não esteve presente na votação.

Em tempo

A nota triste de hoje é por conta do falecimento do ex-vereador Serjão do Jabaraí.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui