terça-feira, 2 de dezembro de 2025 / 03:40
InícioAgendaGuarapari: cadê o presidente? Vereador viaja, leva assessora e recebe homenagem

Billboard - 970X250

Guarapari: cadê o presidente? Vereador viaja, leva assessora e recebe homenagem

RETANGULAR TOPO DE TEXTO - 728X90

O presidente da câmara de Guarapari, vereador Wendel Lima viajou para Minas Gerais, a convite do Instituto Tiradentes, onde será “homenageado” com o Título de Melhor Vereador de Guarapari. A informação, confirmada por uma fonte da câmara, é no mínimo curiosa, uma vez que o vereador está no cargo há apenas sete meses.

A equipe do Portal Realidade Capixaba entrou em contato com o Instituto Tiradentes e foi informada que uma pesquisa no município indicou o vereador como um dos melhores de Guarapari. Os vereadores Fernanda Mazzelli e Lennon Monjardim também foram “escolhidos” pra receber esse prêmio. Além dos vereadores, acompanha o grupo uma assessora do vereador Wendel. Nossa equipe apurou que a assessora desempenha a atividade de assessoria de comunicação. Nossa equipe solicitou cópia da pesquisa que apontou os vereadores como os melhores de Guarapari, mas não conseguimos retorno do Instituto.

whatsapp-image-2017-08-23-at-00-01-28

No site do Instituto Tiradentes (www.institutotiradentes.com), nossa equipe confirmou que a especialidade do Instituto é homenagear políticos por seu “desempenho”, mas não esclarece o método utilizado. A informação disponível no site diz que o “homenageado” precisa pagar uma taxa no valor de R$700,00 para receber o prêmio em Minas Gerais e que a taxa também dá direito a participar de um seminário. Segundo nossa fonte na câmara, os vereadores viajaram na manhã de quarta-feira, 23/08, com retorno previsto para o dia 25/08. Por conta desta “homenagem” os vereadores vão faltar três dias de trabalho e não vão participar da sessão da câmara desta quinta-feira, 24/08.

prints

Durante a pesquisa feita na página oficial do Instituto Tiradentes conseguimos a informação de que aproximadamente mais de 5 mil vereadores já receberam esta “honraria” e que muitos foram denunciados pelo Ministério Público, em vários estados do Brasil, por gastos impróprios com diárias.

2

Nossa equipe foi às ruas de Guarapari ouvir o que pensam as pessoas sobre essa informação e perguntou: em tempo de crise, você acha adequado vereadores faltarem três dias de trabalho para  receberem “homenagem” e participarem de um seminário?

A senhora Ana Martins, 63 anos, moradora do Centro disse que: “Não confio mais em político nenhum. São todos iguais. Não sei o que dizer”. Seu Sergio Francisco, 47 anos, morador de Muquiçaba disse: “Acho uma vergonha. O pior é que deve ter viajado com dinheiro da câmara”. O senhor Luis Fernando, 58 anos, morador de Setiba, disse: “Vergonha. Foi fazer curso de quê? Quem pagou isso?”. A senhora Maria Graça, 41 anos, moradora do Bairro Aeroporto disse: “Político é tudo igual. O pior é que eles nem ligam. Votam para ajudar os empresários e a saúde ninguém fiscaliza”.

Nossa equipe entrou em contato com a câmara para confirmar a viagem e saber sobre os custos, mas a informação é de que tudo estará disponível no Portal da Transparência. Em outra tentativa, por telefone, ao perguntar se o presidente estava na Casa, um funcionário respondeu: “Viajou, levou assessora e volta na sexta”. Depois da brincadeira, o servidor pediu para não ser identificado.

Em uma rede social os vereadores postaram imagens do “curso” que estão realizando. Na postagem, o presidente da câmara afirma que o curso é muito importante para a atividade politica.

whatsapp-image-2017-08-24-at-11-38-54     whatsapp-image-2017-08-24-at-11-38-55

Nossa equipe conseguiu a cópia do certificado que o “homenageado” recebe. Confirmamos a informação de que muitos políticos de Guarapari já receberam essa “honraria”, mas que é a primeira vez que políticos da cidade vão até Belo Horizonte receber em mãos. Nos anos anteriores a “homenagem” era entregue pelo correio, sem custo para o “homenageado”. “Para mim, ficou evidente que a “homenagem” é oferecida para todo mundo. Pagou, levou. Eu nem me dei ao trabalho de responder. Junto com o telefonema que informa sobre o prêmio vem a proposta de participar de um curso e um representante da empresa oferece logo um pacote de viagem. O meu certificado ainda veio errado. Me “homenagearam” como melhor secretário de Obras e eu nunca trabalhei na secretaria de Obras.” Concluiu um dos muitos “homenageados” que forneceu cópia da “honraria”, mas preferiu não ser identificado.

 

diploma

RETANGULAR RODAPE MATERIAS - 728X90

QUADRADO 2 - 300X250

7 COMENTÁRIOS

QUADRADO 1 - 300X250

QUADRADO 2 - 300X250

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DJ JAPA traz música gospel com hit na pegada remix

Leitor reage ao jornalismo automatizado

RETANGULAR 3 - 320X100

RETANGULAR 4 - 320X100


RODAPE 1140X140PX