O Governo do Estado anunciou sexta-feira (27), a reestruturação e ampliação da Patrulha da Comunidade, durante a solenidade de entrega de viaturas para a Polícia Militar, realizada no Quartel do Comando-Geral da Corporação, em Vitória. O governador Renato Casagrande destacou a importância do Programa, que vai receber parte dos novos veículos. “É a comunidade perto da polícia e a polícia perto da comunidade. A Patrulha é a presença de uma viatura em uma parte do dia na comunidade e com contato direto com as pessoas”, afirmou.
As 121 radiopatrulhas, modelos Renault Duster Expression, foram adquiridas com um investimento de R$ 7.139.000,00. Destas, 61 foram obtidas com recursos do Fundo Especial de Reequipamento da Polícia Militar (Funrepom) e outras 60 através de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para utilização exclusiva nos Núcleos de Policiamento Comunitário (NPC) do programa Estado Presente.
O governador Casagrande lembrou que a Patrulha foi uma ação realizada em seu primeiro mandato e está sendo “reenergizada” neste momento. Ele falou ainda sobre os desafios da área. “Temos tarefas gigantescas e uma longa caminhada. A gente chega ao fim do ano com as condições que planejávamos no início do ano. Primeira vez que governei o Estado, lá em 2011, nós assumimos com a área de Segurança Pública totalmente destruída e em quatro anos entregamos outra Polícia Militar e uma segurança pública mais adequada. Assumimos com o segundo maior índice de violência do País. Com o Estado Presente e a atuação das forças de segurança, conseguimos chegar ao fim do mandato com números melhores. Novamente assumo o governo com a área de Segurança Pública destruída e me cabe liderar para que possamos entregar em 2022 um sistema de segurança motivado e estruturado. O que importa agora é que não se perca no futuro o que estamos fazendo”, apontou.
Para o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, a entrega das novas viaturas simboliza o esforço do Governo na recuperação da estrutura e também da auto-estima da Polícia Militar, que é um patrimônio do Espírito Santo. “Esse ano foi de dificuldade e as polícias deram manifestação de total profissionalismo na redução de criminalidade. É só o começo e não tenho dúvida que nossa gestão vai fazer o melhor, nessa recuperação das instituições de Segurança Pública, inclusive da parte salarial. Ninguém faz mágica, precisamos ter responsabilidade e vamos conseguir dar esse tratamento que nossos homens e mulheres merecem”, afirmou.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcio Sartório, citou ainda o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que também vai receber as novas viaturas. “O Proerd é fundamental para a prevenção da morte violenta. O tráfico é financiado pelo consumidor e nosso projeto faz um trabalho para evitar que essas crianças entrem. É um programa que será um dos focos maiores em nossa gestão. Teremos ainda o fortalecimento da Patrulha da Comunidade, do policiamento ostensivo e da Patrulha Escolar. A aquisição dessas viaturas é um investimento fundamental para mantermos os resultados expressivos que conseguimos em 2019”, destacou.
Fonte: Assessoria Governo ES