terça-feira, 27 de fevereiro de 2024 / 17:57
InícioCidadesGoverno do Estado e Prefeitura de Vila Velha irão realizar 6.510 cirurgias

banner topo matérias 728x90px

Governo do Estado e Prefeitura de Vila Velha irão realizar 6.510 cirurgias

Leonardo Duarte - secom-ES
Leonardo Duarte – secom-ES

Foi lançado na manhã desta segunda-feira (03/07), um mutirão para realizar mais de 6.500 cirurgias oftalmológicas eletivas. O objetivo é ampliar o acesso e reduzir o tempo de espera por cirurgias que não são de urgência, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa) pretende beneficiar 3.600 pacientes de todo o Estado até o final do ano. Serão ofertadas cirurgias de catarata, pterígio, vitrectomia – retina e estrabismo, nos Hospitais Evangélico de Vila Velha e de Cachoeiro de Itapemirim.

As cirurgias já começaram a ser realizadas na segunda-feira. Para este mutirão, serão atendidos pacientes que já passaram por consultas e exames e estão com a indicação de cirurgia. Os outros pacientes devem ir até a unidade de saúde mais próxima de suas residências, para avaliação pelo medico e encaminhados para o especialista. Após esta avaliação, se necessária a realização de cirurgia, o paciente será encaminhado para o hospital de referência para a realização do procedimento. Com o mutirão será ampliada em quase duas vezes a oferta de cirurgias oftalmológicas para a população capixaba.

Vila Velha

O Prefeito de Vila Velha, Max Filho, se juntou a essa iniciativa com autoridades como o presidente da Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense, Sebastião Vicente de Oliveira; o superintendente do Hospital Evangélico de Vila Velha, Sirlene Motta; a equipe da Secretaria de Estado da Saúde, entre outras autoridades.

foto:Felix Falcão
foto:Felix Falcão

“Eu estava ansioso para iniciar esses mutirões que beneficiam diretamente a população que mais necessita. Na última sexta-feira (30/06), publicamos um decreto no Diário Oficial ampliando os investimentos em saúde. Estamos suplementando esta área em R$ 108 milhões. Esses recursos vêm da renegociação das dívidas do Estado com a União. A maior parte vai para os hospitais filantrópicos do Estado, a segunda para o Hospital Dr. Jayme Santos Neves e a terceira para fortalecer o trabalho do Samu no Estado”, detalhou Paulo Hartung.

“Hoje é um dia de muita alegria para toda equipe da Saúde. Começamos a semana lançando a nossa Política de Mutirão de Cirurgias Oftalmológias. Estamos ampliando o acesso do cidadão ao serviço de saúde e vamos diminuir o tempo de espera para cirurgia. Hoje, a média de espera é de 18 meses. Nosso objetivo é reduzir para seis meses, garantindo uma melhor qualidade de vida aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). Trabalhamos pensando no usuário do SUS. Agradeço o empenho de todos que estão trabalhando para tornar isso possível”, disse o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira.

O mutirão irá ampliar esse acesso e diminuir o tempo de espera. Entretanto, o usuário já realiza estes procedimentos  por meio de contrato entre a Secretaria de Estado da Saúde e cinco hospitais na Grande Vitória: Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Hospital Evangélico de Vila Velha, Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes e Santa Casa de Misericórdia de Vitória. São oferecidas, por ano, 14.880 cirurgias oftalmológicas.

banner lateral 300x300px 2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3