Política em um minuto – 19/12/2023
O Supremo Tribunal Federal (STF), por decisão do ministro Alexandre de Moraes, informou aos advogados do vereador de Vitória, Armandinho Fontoura e do jornalista Jackson Rangel, que já encaminhou a soltura para a Secretaria Estadual de Justiça do ES (Sejus). Mas, a Sejus informou que ainda não foi notificada. Além de Armandinho e Rangel, o pedido de soltura também abrange o radialista Max Pitangui e o Pastor Fabiano.
Segundo informações apuradas, os quatro serão soltos no dia de hoje (19/12), assim que a Sejus localizar a determinação.
“Cada minuto de espera é mais um minuto de dor para todos nós, desabafou um dos familiares.
Defesa do jornalista Jackson Rangel emite nota
Nota à imprensa – Defesa do jornalista Jackson Rangel
Após mais de 12 meses encarcerados, o STF acolhe as petições da defesa e determina a soltura do jornalista Jackson Rangel, Max Pitangui e de outros presos políticos.
Essas pessoas passarão o Natal com suas famílias. É uma satisfação pessoal e profissional proporcionar essa vitória a essas pessoas, difícil de ser dita em palavras.
Hoje, é um dia em que o Estado Democrático de Direito será celebrado. E os valores civilizatórios reafirmados. O STF compreendeu o excesso da prisão e sua desnecessidade. Essa história será contada às futuras gerações, pelo nosso testemunho e nos livros de história do país.
Agradecemos a todas as vozes, em âmbito local e nacional, que torceram e se manifestaram em favor dessas pessoas. Foram milhares de vozes, que não serão jamais esquecidas. Agradecemos à equipe de advogados, que lutaram incansavelmente, apesar da solidão institucional e pessoal dessa trajetória.
Escritório Gabriel Quintão Coimbra & Advogados Associados
Notícia da soltura foi divulgada em primeira mão pelo Realidade Capixaba