quarta-feira, 30 de abril de 2025 / 15:02
InícioEmpreendedorismoEstudo inédito analisa variações sobre TOC e busca participantes no ES

banner topo matérias 728x90px

Estudo inédito analisa variações sobre TOC e busca participantes no ES

banner topo matérias 728x90px 2

Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP), em parceria com pesquisadores de nove universidades federais, está fazendo o primeiro estudo sobre os fatores genéticos relacionadas com o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) no Brasil.

O público-alvo da pesquisa é composto por pessoas de 4 a 89 anos com sintomas ou diagnósticos de TOC. Também podem participar familiares de pessoas desse transtorno, mesmo não tendo os sintomas. A participação é gratuita e pode ser agendada pela conta do projeto no Instagram @somosgentoc ou pelo WhatsApp (11) 94207-3459.

No Estado, não há centros de coleta presenciais do projeto. Nesse caso, os participantes devem fazer uma entrevista online para coletarem a saliva na própria residência, com base nas orientações da equipe do projeto. A pesquisa já envolveu cerca de 900 participantes e 200 famílias, mas o objetivo é chegar a 2.500 indivíduos e 500 famílias até 2026.

O gen_TOC tem postos de coleta nas cidades de Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte e São Luís (MA). Além disso, realiza coletas e entrevistas a distância para residentes de todo o território nacional.

“Esse é o primeiro estudo sobre genética do TOC realizado no Brasil”, afirma a geneticista Carolina Cappi, coordenadora e líder do gen_TOC. Segundo Cappi, estudar uma população miscigenada, como a brasileira, ajudará a compreender e tratar pessoas de qualquer ancestralidade: “Uma amostra mais diversificada aumentará ainda mais nossa capacidade de detectar, diagnosticar e tratar indivíduos de ascendência brasileira e latina”, ressalta a pesquisadora. 

De acordo com Carolina Cappi, são transtornos relacionados com o TOC: o Transtorno de Acumulação, o Transtorno Dismórfico Corporal, Tricotilomania, o Transtorno de Escoriação, o Transtorno de Tiques e a Síndrome de Tourette. 

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo

O TOC afeta de 2% a 3% da população mundial, mas não é sinônimo de mania de limpeza ou de organização. O transtorno é caracterizado pela presença de obsessões e/ou compulsões que ocupam tempo diário, causam sofrimento e afetam a vida social, amorosa, acadêmica ou profissional.  

Apesar disso, o TOC é um transtorno subdiagnosticado e muito estigmatizado. De acordo com estudos, pacientes com TOC levam, em média, oito anos para buscar ajuda, o que torna os sintomas mais intensos e resistentes ao tratamento. Um dos motivos para essa espera é o estigma social e a vergonha, já que os sintomas podem incluir ideias perturbadoras associadas a tabus, como violência, questionamentos morais, sexuais e religiosos. 

O TOC é um transtorno altamente comórbido com outros transtornos psiquiátricos, principalmente com a depressão e transtornos de ansiedade, causando muitos prejuízos funcionais e redução da qualidade de vida.

Devido às semelhanças clínicas, outros transtornos, como Transtorno de Acumulação, Transtorno Dismórfico Corporal, Tricotilomania e Transtorno de Escoriação são considerados relacionados ao TOC. Transtornos de Tiques e Síndrome de Tourette, apesar de não serem classificados no mesmo grupo, também apresentam alta prevalência em pacientes com TOC.

Além do recrutamento, o gen_TOC está empenhado em divulgar informações importantes sobre o Transtorno Obsessivo-Compulsivo por meio das redes sociais e palestras. Para diminuir o sofrimento causado pelos sintomas do TOC é fundamental lançar luz sobre o transtorno, seja por meio de campanhas educativas, de treinamento para os profissionais de saúde ou pesquisas que ajudem a entender o transtorno. 

Quem pode participar?

Pessoas nascidas no Brasil ou América Latina, com sintomas ou diagnóstico de TOC, Transtorno de Acumulação, Transtorno Dismórfico Corporal, Tricotilomania, Transtorno de Escoriação, Transtorno de Tiques ou Síndrome de Tourette, entre 4 e 89 anos e seus familiares. 

Como participar?

A participação é gratuita e o contato pode ser feito através do WhatsApp (11) 94027-3459. O gen_TOC tem postos de coleta nas cidades de São Paulo (SP), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e São Luís (MA). Além disso, realiza coletas e entrevistas a distância para residentes de todo o território nacional.

Como funciona?

Após contato no WhatsApp, será preenchido um formulário para avaliação dos sintomas, seguido de uma triagem telefônica. 

Nos postos, será realizada uma coleta de material biológico (saliva) e uma entrevista clínica para detectar sintomas psiquiátricos. O participante não precisa ter um diagnóstico prévio. 

Sobre a pesquisa

O gen_TOC é um projeto internacional do Instituto de Psiquiatria (IPq- HCFMUSP) em coparticipação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade da Bahia (UFBA), a Universidade do Maranhão (UFMA) e a Universidade Federal do Pará.

Além disso, o projeto tem colaboração com instituições dos Estados Unidos (EUA) e recebe financiamento do Instituto Nacional de Saúde Mental (NIHM) dos EUA, em pesquisas lideradas pela Baylor College of Medicine (Texas) e Mount Sinai Hospital (Nova Iorque).

Contatos

Para inscrições, entrar em contato através do WhatsApp oficial do projeto: (11) 94027-3459. 

Para informações adicionais, como entrevistas, palestras, indicações de personagens e afins, entrar em contato com Monicke Lima, coordenadora do gen_TOC e doutoranda do Programa de Psiquiatria, através do WhatsApp (11)94521-1385, ou por e-mail: cappilab@gmail.com.

Fonte: Assessoria

banner lateral 300x300px 2

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3