segunda-feira, 24 de junho de 2024 / 21:07
InícioEconomiaEstado obtém crescimento de quase 60% em negócios voltado para cervejarias

banner topo matérias 728x90px

Estado obtém crescimento de quase 60% em negócios voltado para cervejarias

O Brasil atingiu a marca de 1.383 cervejarias registradas, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A expansão do mercado cervejeiro é uma tendência nos últimos dez anos e se manteve em 2020, ano que em que o levantamento foi realizado pelo Mapa.

No Espírito Santo, há um crescimento médio de quase 60% de novos empreendimentos de 2017 a 2020. As cervejas artesanais provenientes de microcervejarias capixabas ganham espaço nas prateleiras de supermercados e no gosto dos consumidores, contando com diversas possibilidades de crescimento dentro do setor produtivo. Já são 41 cervejarias em funcionamento no Estado.

Procedimentos, como a manipulação e a seleção de ingredientes especiais, além dos processos de fabricação mais lentos e cuidadosos, e a utilização de uma apresentação de envase e rótulo diferenciados que atraem pelo design e informações detalhadas do conteúdo da garrafa, são algumas das diferenças percebidas pelo setor de cerveja artesanal em relação ao mercado industrial e à grande escala, que colocam o mercado das microvervejarias em destaque para a economia.

Segundo o diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro, as opções de financiamento do banco para as cervejarias são variadas e atendem a todas as etapas da produção de modo ideal. “Para se estruturarem e conquistarem o mercado, os empreendimentos podem obter recursos para investir tanto na abertura do espaço quanto na aquisição dos equipamentos de produção. Assim, o empreendedor deste negócio tem fôlego para crescer de modo equilibrado e saudável”, explicou Kneip.

O mercado de cervejas artesanais do Espírito Santo tem apoio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo para seu fortalecimento, por meio do Programa de Apoio às Cervejarias Artesanais Capixabas (Procerva). Para se ter uma ideia, nos últimos cinco anos, o banco já financiou R$ 3 milhões para o segmento.

Cervejarias já atuantes no mercado também podem ampliar os negócios com o crédito do banco de desenvolvimento capixaba. Os recursos podem ser investidos em obras de adequação e ampliação do espaço, além de reformas. O empreendedor que também deseja investir na atualização do maquinário de produção de cervejas e chopes pode procurar os recursos do Bandes para agilizar os processos e atender mais demandas de vendas.

banner lateral 300x300px 2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3