Durante meses de quarentena, as pessoas estão sonhando em conhecer lugares novos, revisitar destinos que proporcionem novas experiências.
A boa notícia é que no Estado, seguindo os protocolos de segurança e buscando empreendimentos que adotam os selos sanitários, é possível fazer um turismo seguro.
O Espírito Santo guarda lindos destinos de áreas abertas, belezas naturais, lugares onde as famílias podem praticar o lazer exercendo o distanciamento social. Praias estruturadas, cachoeiras, rios, além de cinco parques estaduais que oferecem uma estrutura segura aos visitantes e turistas. Além das áreas verdes, os turistas podem procurar por empreendimentos que estão seguindo os protocolos sanitários e adotam selos indicados pela Secretaria de Turismo (Setur) ou pelo Ministério do Turismo.
Praias
Os 410 quilômetros de praias inesquecíveis são um grande destaque do Espírito Santo. O clima tropical convida a todos a observar as belezas naturais e a saborear a típica moqueca ou torta capixaba. É no litoral que se concentra o maior número de visitantes, desde aqueles que pretendem sentir o vento e ouvir somente o barulho das ondas, até os que gostam de movimento.
As 14 cidades banhadas pelo mar apresentam praias diversificadas. Praias com dunas, praias desertas e semidesertas, enseadas, águas mornas e cristalinas e também as famosas praias com areia monazítica, muito utilizada para o uso medicinal. Os esportes náuticos também são muito praticados na costa do Espírito Santo.
Parques estaduais
As unidades de conservação (UCs) estaduais estão autorizadas a receber o público visitante seguindo as etiquetas sanitárias contra o novo Coronavírus (Covid-19). De acordo com a Portaria Nº 142-R, publicada no dia 18 de agosto, o Governo do Estado do Espírito Santo autorizou a reabertura das unidades de conservação seguindo a classificação do Mapa de Gestão de Risco.
Conheça as empresas credenciadas pelo Ministério do Turismo
É possível buscar por empreendimentos credenciados pelo Ministério do Turismo. Toda empresa, da cadeia produtiva do turismo, precisa estar com o cadastro regular do Cadastur, o cadastro dos prestadores de serviços turísticos. A pesquisa é feita por segmento como meios de hospedagem, agência de turismo, guia de turismo, transportadoras e outros.
Fonte: Setur/ES