segunda-feira, 22 de julho de 2024 / 08:12
InícioCidadesEncontro Nacional de Capoeira acontece em Cariacica

banner topo matérias 728x90px

Encontro Nacional de Capoeira acontece em Cariacica

Cerca de 50 grupos de capoeira capixabas e de outros Estados participam do Encontro Nacional de Capoeira, que será realizado no dia 27, às 19h30, no Shopping Moxuara, em Campo Grande, e de 28 a 30 de junho, a partir das 19 horas, na Associação Reame, em Cruzeiro do Sul. O evento é aberto ao público. 

Virão ao Estado mestres do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Rondônia e Distrito Federal. Dos municípios capixabas, estarão presentes mestres de Colatina, Montanha, Nova Venécia, Linhares e Ibiraçu, no norte; e Cariacica, Vitória, Vila Velha, Serra, Guarapari e Viana, na Grande Vitória.

Organizado por Alessandra dos Santos, conhecida como Mestra Baixinha, o evento conta com recursos da Lei Paulo Gustavo. O evento tem apoio da Prefeitura de Cariacica. Durante o encontro serão realizadas oficinas, além de vivências, apresentações culturais, troca de cordas, batizado e palestras.  

Mestra Baixinha destaca que o evento é um dos mais expressivos da modalidade. “Trata-se de um evento de excepcional significado esportivo e cultural na promoção de uma arte marcial genuinamente brasileira, consagrada internacionalmente”.

Programação

Na quinta-feira (27), às 19h30, no Shopping Moxuara, em Campo Grande, haverá apresentação de roda de capoeira. As oficinas, vivências, apresentações culturais, troca de cordas, batizado e palestras contarão com grandes nomes da capoeira no Brasil e no Espírito Santo, entre eles, a própria Baixinha, Mestre Capixaba (ES), Mestre Niltinho (MG),  Mestra Morena (SP), entre outros.

No sábado (29), a programação, que começa às 9h, terá atividades para diversos públicos. Tem início com a palestra Movimento Sem Limites: Estratégia de Prevenção de Lesão de Quadril para Capoeiristas, para avançados e não avançados. Ainda na parte da manhã, acontecerão as vivências de Capoeira Infantil, para crianças de 3 a 7 anos; Musicalidade, para as de 8 a 12;  e Capoeira para iniciantes. No mesmo dia, na parte da tarde, haverá vivência de Maculelê e Congo, sem restrição de público. Das 16h às 17h, o evento contará com duas vivências de Capoeira Infantil, uma para crianças de 3 a 7 anos e outra para as de 8 a 12.  Simultaneamente, terá vivência de Capoeira para iniciantes, avançados e não avançados. Ao final da programação haverá roda de capoeira.

Até o domingo (30), as atividades serão realizadas a partir das 19 horas, e contarão com atividades para crianças, capoeiristas iniciantes, não avançados e avançados. Para as crianças, haverá as vivências de Musicalidade Infantil, com foco na faixa etária entre 3 e 7 anos, e de Capoeira Infantil, para crianças de 8 a 12 anos. Também haverá batizado de capoeira, troca de corda e apresentações culturais.

Encontro Nacional de Capoeira
Dia 27, às 19h30
Shopping Moxuara, em Campo Grande

Dias 28 a 30
Associação Reame, em Cruzeiro do Sul (próximo ao Terminal de Campo Grande)  
Evento gratuito e aberto ao público

Fonte: PMC

banner lateral 300x300px 2

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3