Política em um minuto – 01/04/2019
O comentário no meio político de Guarapari é que a disputa para ocupar a cadeira de prefeito a partir de 2021 já começou e o tom da disputa eleitoral pode ser percebido nos embates travados nas redes sociais.
O deputado Carlos Von tem protagonizado as discussões mais duras, ditando o tom da próxima eleição. Von reage duramente através das redes sociais todas as vezes que recebe uma crítica. Para defender o deputado existe um grupo de cabos eleitorais prontos para contra-atacar qualquer questionamento feito sobre a conduta do parlamentar. Na ampla maioria das vezes, as discussões são travadas contra cabos eleitorais do subsecretário de Trismo Gedson Merízio.
Diferente do deputado, Gedson Merízio tem evitado se expor adotando uma postura mais discreta. Carlos Von possui uma tropa que engrossa o seu discurso e Gedson possui um grupo de correligionários capazes de protagonizarem discussões duríssimas nas redes sociais.
Na mesma linha de Gedson Merízio está o prefeito Edson Magalhães. Desgastado pela péssima administração e repleto de denúncias, o prefeito prefere agir nos bastidores e recorre ao seu padrinho político sempre que a situação aperta. Exemplo disso foi a interferência do judiciário na Câmara de Guarapari. Mas se engana quem acha que Edson está fora da disputa eleitoral. Assim como Von e Gedson, o prefeito também possui sua “turma”. Sempre que é criticado, o prefeito escala seu líder na Câmara para defendê-lo nas redes sociais.
O prefeito, o deputado e o secretário
Edson, Von e Gedson possuem biografias e comportamentos bem distintos, mas está evidente para toda a cidade que os três estão em campanha política com vistas a eleição de 2020. Se não aparecer uma novo projeto, a população de Guarapari terá que conviver com essa disputa por mais 19 meses.
E o projeto?
Até o momento não se viu um projeto de gestão para Guarapari. O prefeito continua administrando no improviso. A estratégia de Edson Magalhães é anunciar obras e se apoiar nas ordens de serviço como palanque eleitoral. O deputado Carlos Von está em campanha nas ruas dialogando com a população e passando a imagem de que está “perto de povo”. Gedson Merízio tem apoiado sua estratégia em associar sua imagem com a do Governador.
Cada um possui uma estratégia eleitoral, mas o ponto que os une é o fato de discutirem um nome e não um projeto para a cidade.