Coluna Política em 1 Minuto – 27/09/2017
Rotativo da discórdia
O deputado Enivaldo dos Anjos, que é do partido do prefeito Edson Magalhães (PSD), não ‘entendeu’ os motivos que levaram o prefeito a ampliar o rotativo. O rotativo de Guarapari foi tema importante da campanha de Edson que afirmava que se fosse eleito cancelaria o contrato. A mudança de opinião do prefeito chamou a atenção do deputado que preside a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Máfia dos Guinchos. O deputado Enivaldo publicou um texto questionando o comportamento de Edson Magalhães e disse que vai investigar o rotativo de Guarapari na CPI. Vamos aguardar.
Batalha por cargos
Com a ampliação do rotativo, novas contratações serão feitas pela empresa. Parece que existe uma lista com indicações circulando pela câmara de Guarapari. Informações dão conta de que alguns vereadores vão indicar “apenas” duas contratações enquanto outros… Já tem climão na câmara.
PPS Guarapari
O Partido Popular Socialista (PPS) de Guarapari vai realizar seu congresso municipal no dia 30/09, às 9h, no plenário da câmara. Informações dão conta de que a ex-secretária de Assistência Social do município, Maria Helena, será apresentada como pré-candidata a deputada estadual pelo partido. O convite teria sido feito pelo prefeito de Cariacica, Juninho.
Será ou não será candidata?
Existe no município de Guarapari uma movimentação para esvaziar a pré-candidatura de Maria Helena. A ideia do ex-vereador Gedson Merízio era de que o PPS apoiasse sua candidatura a deputado estadual em Guarapari, replicando no município a aliança que deve apoiar Renato Casagrande ao governo do Estado, em 2018. Parece que Gedson se esqueceu de combinar com a direção municipal do PPS.
Presidente ‘mão fechada’
Tem vereador reclamando que Wendel Lima não oferece nem um lanchinho durante as reuniões convocadas pela presidência. Segundo informações, essa era uma prática costumeira na Câmara de Guarapari, mas quando Wendel descobriu que tinha que pagar o lanchinho do próprio bolso cancelou a mordomia.
Troca de gentilezas na câmara
Chamou a atenção em Guarapari o fato de o vereador Dito homenagear o vereador Wendel com uma moção de louvores e aplausos. O motivo, segundo Dito, seria: “Pelo brilhante desempenho e trabalho à frente da organização do evento Guará de Ouro”. Será?
Câmara pede para homenageados devolverem os certificados
Os certificados entregues aos homenageados durante o evento Guará de Ouro foram impressos errados. Os homenageados do sexo masculino perceberam que a referência aos seus nomes era antecedida pela identificação “Ilustríssima Sr.ª”. Quem será que vai pagar o custo dos novos certificados?
Dito cerimonialista de Edson
Durante a festa da cidade, chamou a atenção o cuidado que o vereador Dito tinha em levar as pessoas para cumprimentarem o prefeito Edson Magalhães. Um dos presentes, que foi conduzido pelo vereador para cumprimentar Edson ‘alfinetou’: “parece que Dito será convidado a assumir o cerimonial da prefeitura”.
Substituição na base do prefeito
x
Nos corredores da câmara de Guarapari, circula a informação de que o vereador Dito é um aliado melhor do que o vereador Zé Preto. Ambos os vereadores possuem sua base eleitoral na região de Meaípe e não existe espaço para os dois na base de Edson. Um vereador confidenciou que se o grupo de Edson tiver que escolher prefere Dito. O motivo? “Zé Preto não sabe falar”, disse o vereador que completou: “Dito berra mais alto”.
Menino da porteira
Tem empresário de olho no projeto que Edson ‘deseja’ executar em Buenos Aires. Depois da repercussão negativa, Edson ajustou o projeto e deve enviá-lo essa semana para votação na câmara. Com a modificação o projeto determina que as propriedades de beira de estrada recuem cinco metros. Com essa decisão, alguns empresários terão que refazer a entrada de suas propriedades. “Derruba a porteira, seu moço!”
O campo fica, mas a igreja…
Na ‘queda de braço’ entre o bar e a igreja parece que vai sobrar para a igreja. Inicialmente o projeto de revitalização de Buenos Aires pretendia acabar com o campo de futebol, mas uma fonte nos contou que, com a repercussão negativa, quem deve perder terreno é a igreja que fica em frente ao campo. Será que a prefeitura vai comprar essa briga?
Viana em destaque
O Ministro do Esporte, Leonardo Picciani, visita a cidade de Viana nesta quinta-feira (27/09), para assinar a ordem de serviço da construção da Praça da Juventude. O projeto em Nova Bethânia é fruto de emenda da senadora Rose de Freitas.
Marcelo Paranhos, Editor do Portal Realidade Capixaba