sexta-feira, 6 de dezembro de 2024 / 19:35
InícioCidadesDengue, chikungunya e Zika: Governo ES cria centro de enfrentamento às arboviroses

banner topo matérias 728x90px

Dengue, chikungunya e Zika: Governo ES cria centro de enfrentamento às arboviroses

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), instituiu o Centro de Operações de Emergência (COE/ES) de enfrentamento às arboviroses, que tem como objetivo coordenar as ações estruturadas e articuladas, ampliando a capacidade técnica da gestão do Sistema Único de Saúde capixaba em conduzir respostas à situação epidemiológica causada, especialmente, pela dengue.

A portaria Nº 025-R, de 30 de março de 2023, que formaliza o COE, foi publicada na sexta-feira (31/3), no Diário Oficial do Estado. O cenário de dengue no Espírito Santo é considerado epidêmico em virtude do quantitativo de casos já notificados e também pela alta incidência de casos nos 78 municípios capixabas. Além disso, o aumento de casos notificados de chikungunya também é um alerta à saúde.

O COE/ES é um mecanismo de gestão coordenada, formado por profissionais de diferentes áreas, a fim de trazer um olhar multidisciplinar. Além do olhar estratégico à dengue, o COE também coordena ações voltadas à chikungunya e à Zika. 

De acordo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, que ficará responsável pelo subcomando das ações, as experiências vivenciadas pela implementação do COE da Covid-19 auxiliará este novo trabalho. “Temos a experiência do COE criado durante a Covid-19 e como essa articulação nos fortaleceu no enfrentamento ao vírus. Agora, contra as arboviroses, queremos poder intensificar nossas ações já realizadas em mais uma medida adotada pelo Governo no auxílio ao enfrentamento do Aedes aegypti”, explicou.

A portaria Nº 025-R, de 30 de março de 2023 está disponível no link: https://mosquito.saude.es.gov.br/coearboviroses

Fonte: Assessoria

banner lateral 300x300px 2

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3