quinta-feira, 8 de maio de 2025 / 01:46
InícioEsporte e SaúdeCrianças da escolinha de taekwondo do Projeto Saber Viver recebem materiais esportivos

banner topo matérias 728x90px

Crianças da escolinha de taekwondo do Projeto Saber Viver recebem materiais esportivos

banner topo matérias 728x90px 2

Na última sexta-feira, 25 de abril, o Projeto Saber Viver, iniciativa da Associação Amigos da Justiça na Barra do Riacho, em Aracruz (ES), celebrou a entrega de parte do material esportivo para as aulas de taekwondo, como doboks, luvas, manoplas e uma torre de chute. As crianças e adolescentes envolvidos realizaram uma apresentação sob orientação do Mestre Norê Marciano, responsável pelas aulas da arte marcial. O evento contou com a presença de representantes das empresas financiadoras do projeto, como a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, a Evonik, a Estel e o Grupo Vertical.

“É uma felicidade enorme estar aqui e poder ver essas crianças lindas uniformizadas, com equipamentos adequados. Essa é uma parceria importante porque a Suzano preza pelo desenvolvimento do seu território e pelo desenvolvimento das pessoas que estão nesse território. Um dos nossos direcionadores culturais é ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’, então a gente está vendo que aqui no Saber Viver está sendo feito algo que é bom para o mundo. Agradeço pela oportunidade de estar aqui presenciando essa apresentação tão linda e poder participar desse momento de entrega dos materiais, que sei que é importante para cada uma das crianças aqui presentes”, afirmou Rafaela Cavalcanti, Consultora de Desenvolvimento Social da Suzano.​

Atualmente o Projeto Saber Viver oferece aulas gratuitas de taekwondo para cerca de 60 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 17 anos, matriculados em instituições de ensino. As aulas ocorrem às segundas e quartas-feiras, no espaço do projeto localizado na Av. Luiz Cariacica dos Santos, 910 – Barra do Riacho, Aracruz/ES. O responsável pelas aulas, desde 2016, é o mestre Norê Marciano, faixa preta 2° Dan de taekwondo.

Mestre Norê com alguns dos seus alunos de destaque, como Abner Petrus Miranda, à direita na foto.

“Até hoje, cerca de 450, 500 alunos já passaram aqui pelo nosso projeto. Temos alunos semi profissionais, temos campeões estaduais que defendem títulos, mas a parte social é aquilo que a gente mais busca dentro do esporte. É muito fácil ensinar um menino ou menina a lutar, mas o que eu posso ensinar além disso? Ser um bom cidadão, um bom aluno, referência na comunidade, que atenda a necessidade exigida. É isso que a gente trabalha aqui dentro da nossa oficina. Eu costumo brincar dizendo que formar atleta é muito fácil, mas formar cidadão é o desafio”, destacou Norê.

Parte do material esportivo recebido na oficiana de taekwondo do Projeto Saber Viver

Um dos destaques esportivos da turma do Mestre Norê é o jovem Abner Petrus Miranda, de 16 anos. Para ele, o mestre é como um pai na vida e o projeto é apenas uma escada para seu futuro como atleta. “Sempre me identifiquei com o esporte de luta por causa da questão de manter a disciplina, o foco, o equilíbrio entre a mente e o corpo. Isso tudo é fundamental para mim. Como competidor estadual, pretendo me tornar um atleta profissional um dia e sei que o projeto aqui é o primeiro degrau para essa minha subida. O Norê é um grande pai para mim, ele se preocupa com a gente, manda mensagem para saber se estamos bem, puxa nossa orelha se a gente começar a faltar, cobra para irmos bem no colégio e para treinarmos com dedicação, então eu digo que ele é um pai mesmo e vai me ajudar sempre”, revelou.

A atuação da Suzano via Lei de Incentivo Fiscal

Atualmente a Suzano tem mais de 60 projetos incentivados pelo Brasil, divididos entre a Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) e o Fundo Nacional do Idoso (FNI). As leis de incentivo fiscal permitem que pessoas e empresas destinem parte dos impostos que pagam para o governo a programas que beneficiem a comunidade em segmentos como saúde, educação, esporte e cultura.

Sobre a Associação Amigos da Justiça

A ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA JUSTIÇA, CIDADANIA, EDUCAÇÃO E ARTE foi idealizada pelo Excelentíssimo Doutor Juiz de Direito da Comarca de Ibiraçu/ES, Gedeon Rocha Lima Junior, no ano de 2008, com o objetivo de ofertar atividades lúdicas e pedagógicas às crianças e adolescentes, em risco e vulnerabilidade social. Formou-se uma equipe de pessoas voluntárias com o objetivo de oferecer estratégias preventivas e atuantes para reforçar os fatores de proteção, em especial promover o conhecimento e potencializar as capacidades intelectuais, contribuir para o desenvolvimento humano em busca de qualidade de vida e garantir os direitos da criança, adolescente, jovem, adulto e idoso.

banner lateral 300x300px 2

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3