sábado, 25 de maio de 2024 / 02:57
InícioCidadesConheça os sintomas do câncer em crianças e adolescentes

banner topo matérias 728x90px

Conheça os sintomas do câncer em crianças e adolescentes

No Brasil, assim como em países desenvolvidos, o câncer já representa a primeira causa de morte por doença na faixa etária de 1 a 19 anos. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) aponta que cerca de 7.900 novos casos de câncer infanto-juvenil deverão ser registrados no Brasil em 2023. No Espírito Santo, serão 150 novos casos. Porém, cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos podem ser curados, se forem diagnosticados precocemente e receberem o tratamento adequado.

Para chamar a atenção para o tema, a Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc) desenvolve nacionalmente o Setembro Dourado, que busca estimular ações preventivas e educativas associadas à doença, promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral às crianças com câncer.

No Espírito Santo, o Setembro Dourado é promovido pela Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci). O lançamento oficial da ação acontece no dia 04 de setembro, segunda-feira, a partir das 14h, no Auditório Zemar Moreira Lima, na Prefeitura Municipal de Vitória – PMV (Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 1927 – Bento Ferreira, Vitória).

“Se houver qualquer anormalidade, a criança ou o adolescente deve ser avaliado pelo médico. Vale lembrar que em uma primeira consulta pode não ser levantada a suspeita de câncer, já que se trata de doença infrequente, com sinais ou sintomas relacionados a doenças comuns na infância. Caso os sintomas persistam, a criança ou o adolescente deve retornar ao médico”, destaca a oncologista Gláucia Perini Zouain-Figueiredo.

Principais sinais e sintomas

– Palidez progressiva;

– Sangramentos ou manchas roxas sem relação com traumas;

– Febre prolongada, sem causa definida;

– Vômitos e dores de cabeça persistentes, principalmente pela manhã.

– Alteração da marcha ou da visão ou diminuição da força em pernas ou braços

– Caroços em qualquer lugar do corpo;

– Ínguas que não resolvem;

– Dores no corpo que não passam e atrapalham as atividades das crianças;

– Brilho branco nos olhos quando a criança sai em fotografia com flash.

banner lateral 300x300px 2

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3