A temperatura já cai um pouquinho e logo vem a vontade de não sair mais de baixo da coberta. Com o frio também chegam as comidas típicas da estação que, diga-se de passagem, formam uma combinação perfeita e ai logo aparece a preguiça para treinar.
O que poucos sabem é que treinar nessa época oferece vários benefícios. No frio o treino promove maior gasto de energia, para manter o equilíbrio da temperatura do corpo e, por isso, podem aumentar a quantidade de calorias queimadas durante o exercício devido ao aumento da taxa metabólica para manter o corpo aquecido (é importante que essa atividade seja intensa para que isso ocorra).
Melhora o funcionamento do pulmão, pois a respiração fica mais difícil devido a diferença de temperatura, fazendo com o que o corpo treine o pulmão para utilizar o oxigênio de forma mais eficiente.
O corpo bombeia o sangue mais rápido para conseguir aquecer todo o corpo, aumentando a circulação sanguínea, diminui dessa forma a pressão arterial e limpa as artérias, evitando doenças cardiovasculares.
A atividade ao ar livre evita que tenha aquele mal-estar que se dá geralmente no verão, período mais quente.
Os benefícios são inúmeros, lembrando que se deve sempre praticar atividade física com o acompanhamento de um profissional da área e com responsabilidade colocar acima de qualquer objetivo a saúde e qualidade de vida.
Thamires L. Moraes
Bacharel/ Licenciatura Educação Física, pós-graduada em Educação Física Escolar.