Inúmeras pesquisas apontam que a prática de atividade física aliada à alimentação adequada promove a saúde, além de prevenir e controlar diversas doenças. Por isso, é necessário infraestrutura mínima, que ofereça ao aluno, variedade e segurança na prática dos exercícios, minimizando os riscos.
O que mais encontramos são pessoas atraídas por academias com várias modalidades por um valor acessível ou por não disponibilizarem de profissionais específicos em todos os horários de funcionamento.
Nessas condições é normal que o aluno tenha interesse em participar de várias modalidades num mesmo dia ou durante a semana. Mas, pode haver excesso de limites, fadiga e distensões musculares. Em academias que não há supervisão de um profissional, o aluno tende a exceder no peso e executar os movimentos de forma equivocada, podendo acarretar em lesões.
Se tratando da musculação é importante que o aluno ao aderir a modalidade, num primeiro momento aprenda a dinâmica do movimento de forma correta, ajustando as suas possibilidades e depois que se sentir seguro ir adicionando gradativamente carga, mantendo sempre a amplitude e ângulo corretos dos movimentos. No vídeo em destaque, mostramos o ângulo e amplitude de um movimento correto comparado a um errado.