sexta-feira, 17 de abril de 2026 / 06:11
InícioNoticiasCasa do Cidadão emite gratuitamente documentos

Billboard - 970X250

Casa do Cidadão emite gratuitamente documentos

Entre os dias 14 e 17 de abril, será realizado na Casa do Cidadão, em Vitória, a Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”, iniciativa voltada à garantia do acesso à documentação civil básica para pessoas em situação de vulnerabilidade. A abertura oficial acontece no dia 14, às 10 horas, com a presença do corregedor-geral da Justiça do Espírito Santo, desembargador Ewerton Schwab Pinto Júnior.

A ação vai reunir instituições públicas e Cartórios em um esforço conjunto de promoção da cidadania, oferecendo serviços essenciais para a regularização documental. Entre os principais atendimentos estão a emissão da segunda via de Certidões de Nascimento e Casamento, além da primeira via da nova Carteira de Identidade Nacional para pessoas a partir de 12 anos.

Em 2025, o “Registre-se!” atendeu mais de mil pessoas ao longo de cinco dias, com 1.070 certidões solicitadas e 858 emitidas, sendo 687 registros de nascimento e 171 de casamento.

Para o presidente do Sinoreg-ES, Marcio Romaguera, a ação reforça o papel social dos Cartórios. “A Semana Nacional do Registro Civil reforça o compromisso dos Cartórios com a cidadania e com a garantia de direitos fundamentais. O registro civil é a porta de entrada para o exercício pleno da cidadania, e nossa atuação, especialmente em ações como essa, busca alcançar justamente quem mais precisa. No Espírito Santo, o Sinoreg-ES atua de forma integrada com o Poder Judiciário e demais instituições para ampliar o acesso à documentação básica, contribuindo diretamente para a redução do sub-registro e para a inclusão social”, destaca.

A ação no Espírito Santo é organizada pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-ES), em parceria com o Sindicato dos Notários e Registradores do Espírito Santo (Sinoreg-ES) e outras instituições, como a Polícia Científica e a Prefeitura de Vitória. O município disponibiliza a estrutura de atendimento, enquanto o Sinoreg-ES atua diretamente na emissão das segundas vias de certidões. Já a Polícia Científica é responsável pela emissão da nova Carteira de Identidade Nacional.

Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!
Data: 14 a 17 de abril
Horário: das 9h às 17h
Local: Casa do Cidadão (Av. Maruípe, 2544, Itararé, Vitória)

Sobre o Sinoreg/ES

O Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo (Sinoreg-ES) é a entidade representativa das Cartórios capixabas, responsável por defender os direitos, prerrogativas e interesses da categoria. Atua na promoção da valorização institucional da atividade notarial e registral, no desenvolvimento de soluções para a prestação de serviços aos usuários, além de fomentar o intercâmbio de informações e o aprimoramento técnico dos profissionais do setor.

QUADRADO 2 - 300X250

QUADRADO 1 - 300X300

QUADRADO 2 - 300X250

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RETANGULAR 3 - 320X100

RETANGULAR 4 - 320X100


RODAPE 1140X140PX