segunda-feira, 24 de junho de 2024 / 20:50
InícioAgendaCarnaval de Congo de Máscaras acontece na próxima segunda (17) em Cariacica

banner topo matérias 728x90px

Carnaval de Congo de Máscaras acontece na próxima segunda (17) em Cariacica

A tradicional festa do folclore de Cariacica, o Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água, será realizada no Campo do América, em Roda D’Água, na próxima segunda-feira (17/4), quando é celebrado o Dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira do estado do Espírito Santo.

A Associação de Bandas de Congo de Cariacica (ABCC), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), preparou uma programação para os festejos. A entrada é gratuita.

A concentração das bandas começa às 7 horas, na Bica do Luiz, em Roda D’Água. Logo após, haverá um cortejo com a imagem de Nossa Senhora da Penha, em direção ao Campo do América, onde será realizada uma missa congueira, por volta das 10 horas. O cortejo, claro, terá a ilustre presença do João Bananeira, ícone do folclore de Cariacica.

O carnaval também terá apresentações do grupo musical Ana Porfírio e Banda, Cia. Cumby, Grupo Moxuara e bandas de congo Mestre Tagibe, Santa Izabel, São Benedito de Boa Vista, São Benedito de Piranema, São Sebastião de Taquaruçu e Unidos de Boa Vista.

A festa também vai contar com bandas de congo convidadas: Apae de Campo Grande; Cultura e Congo de Bicanga e Nossa Senhora do Rosário de Pitanga, da Serra; Amores da Lua e Panela de Barro, de Vitória; Mestre Honório e o grupo de congo Madalena’s do Jucu, de Vila Velha.

Na festa do congo haverá vários estandes com venda de alimentos para a população, oficina de confecção de máscaras do João Bananeira e da Associação dos Produtores de Artesanato de Cariacica (Aproac). Não será permitida a entrada de isopor e garrafas de vidro no local.

Foto: PMC – Claudio Postay

Mascarados

A festa também terá a participação dos mascarados, que são pessoas da comunidade que perpetuam a tradição folclórica do personagem João Bananeira. Com o rosto coberto pela máscara e o corpo tapado com folhas de bananeira, eles se juntam ao cortejo e brincam com o público.

Segundo relatos dos mais antigos, no meio da procissão, negros escravizados colocavam máscaras para cobrir os rostos e até mesmo usavam meias nos braços para não serem identificados e, assim, participarem dos festejos. Com o tempo, transformou-se numa brincadeira que foi incorporada à tradição da festa.

Serviço

Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água

Quando: próxima segunda-feira, dia 17

Onde: Campo do América, Estrada de Roda D’Água, em Roda D’Água

Entrada gratuita

Programação

    • 7h: concentração das bandas na Bica do Luiz. Participação das bandas de Cariacica Mestre Tagibe, Santa Izabel, São Benedito de Boa Vista, São Benedito de Piranema, São Sebastião de Taquaruçu e Unidos de Boa Vista. A festa também vai contar com bandas de congo convidadas: Apae de Campo Grande; Cultura e Congo de Bicanga e Nossa Senhora do Rosário de Pitanga, da Serra; Amores da Lua e Panela de Barro, de Vitória; Mestre Honório e o grupo de congo Madalena’s do Jucu, de Vila Velha.
    • 10h10: Missa Congueira no Campo do América com Padre Carlos, da Paróquia do Bom Jesus, Comunidade Sagrada Família e participação das bandas de congo
    • 12h: apresentação do grupo Ana Porfírio e Banda
    • 13h: apresentação do grupo musical Cia. Cumby
    • 14h: apresentação do Grupo Moxuara
    • 15h10: encontro das bandas de congo
    • 17h: apresentação no palco dos mestres das bandas de congo de Cariacica
    • 18h: encerramento oficial com a canção “Ave Maria” acompanhada por tambores de congo

banner lateral 300x300px 2

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3