Início Esporte e Saúde Capacetes ELMOs vão ser usados em pacientes com Covid

Capacetes ELMOs vão ser usados em pacientes com Covid

banner topo matérias 728x90px

Os capacetes servem de suporte respiratório e impedem que um paciente evolua para a intubação

O Governo do Espírito Santo recebeu a doação de 158 capacetes ELMOs, que são dispositivos de suporte respiratório não-invasivo para pacientes acometidos pelo novo Coronavírus (Covid-19). A doação foi realizada pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em visita ao Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas” (HEUE), em Vitória, na última quarta-feira (23).

A visita contou com a presença do governador Renato Casagrande, da vice-governadora, Jacqueline Moraes, e da subsecretária de Estado de Atenção à Saúde, Quelen Tanize Alves da Silva. Participaram ainda a diretora-geral do Hospital São Lucas, Cynthia Milanez, o diretor técnico da unidade, Alexandre Bittencourt e o presidente da Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (AEBES), pastor Rodrigo Seidel.

“Esse equipamento pode evitar que um paciente evolua para a intubação. Estamos recebendo 158 ELMOs numa doação da Findes, a quem gostaria de agradecer em nome de sua presidente, Cris Samorini, pela sensibilidade e empenho em nos ajudar nesse momento de pandemia. Como sempre digo, para enfrentarmos um desafio como este, necessitamos do esforço de todos os setores da sociedade. Nosso objetivo é salvar vidas”, afirmou o governador Casagrande.

Os equipamentos serão enviados para os hospitais da rede estadual de referências no tratamento da Covid-19. São eles: Hospital Estadual Doutor Alceu Melgaço Filho; Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares; Hospital e Maternidade Silvio Avidos; Hospital Estadual João dos Santos Neves; Hospital Estadual Doutor Dório Silva, Hospital Estadual de Vila Velha; Hospital Estadual de Urgência e Emergência; Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves; e Hospital Estadual São José do Calçado.

A presidente da Findes falou mais sobre a iniciativa: “Estou emocionada. A compra dos ELMOs foi uma escolha dentro do programa Indústria do Bem. Esse equipamento foi produzido pelo Senai do Ceará e ajuda na redução do risco de intubação. O movimento foi muito bem aceito pelas indústrias. Foram doados 200 para todo o Estado, mas 158 serão para a rede estadual. Vimos o relato dos pacientes que usaram e se sentiram muito melhor e vê-los dessa forma nos emociona muito”, declarou.

“O equipamento nos ajuda em duas formas: fornece até 100% de oxigênio e consegue gerar uma pressão positiva contínua nas vias aéreas para aquele paciente fadigado, que vai sentir menos cansaço e respirar com mais facilidade. Além disso, proteger toda a equipe por conta do isolamento e humaniza o tratamento, pois facilita a alimentação”, explicou o coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Lucas, Rodrigo Conti.

COMO FUNCIONA O ELMO

Os capacetes de respiração assistida não-invasiva no modelo ELMO podem evitar a intubação do paciente e diminuir as consequências da doença em até 60% dos casos. São recomendados para pessoas com 18 anos ou mais com Insuficiência Respiratória Hipoxêmica leve a moderada.

O equipamento é acomodado ao pescoço, permitindo a oferta de oxigênio a uma pressão definida ao redor da face, sem necessidade da intubação. O sistema possibilita a melhora na respiração e pode ser utilizado fora de leitos de UTI. O equipamento é desinfectado e reutilizado.

O capacete foi criado a partir de uma força-tarefa que envolveu o Governo do Estado do Ceará, a Federação das Indústrias do mesmo estado (FIEC), o Senai e a Universidade Federal do Ceará e a Universidade de Fortaleza.

OUTRAS AÇÕES DA INDÚSTRIA DO BEM

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Indústria do Bem, já doou 4.250 oxímetros ao sistema de saúde do Estado. Desde o início deste ano, a Federação vem arrecadando recursos para a compra de equipamentos a serem doados para a saúde do Estado.

Fonte: Governo do ES/Findes

banner lateral 300x300px 2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -
- Publicidade -