Página Inicial / Noticias / Artigo: Os riscos de alugar um imóvel em Vitória sem uma imobiliária

Artigo: Os riscos de alugar um imóvel em Vitória sem uma imobiliária

Muitas vezes, nós pensamos em fazer tudo sozinhos, ou por conta própria. Mesmo sabendo que por diversos motivos, não temos experiência ao negociar ou entendemos de todos os trâmites burocráticos, e por querer economizar não envolvemos imobiliárias em Vitória ou corretores. No entanto, dispensar a ajuda de uma imobiliária pode resultar em inúmeras dores de cabeça e perdas financeiras. E o que era a certeza de economia ou renda extra, pode se tornar de forma rápida  a degradação do seu bem.

irregularidades no contrato ao alugar sem imobiliária

Um contrato imobiliário exige cautela, desde a divulgação de dados pessoais dos envolvidos até o fechamento de contrato. Alugar um imóvel sem o auxílio de uma imobiliária pode gerar inúmeras falhas em decorrência a falta de conhecimento do que pode ou não deve ser incluído no contrato. O contrato precisa ser muito objetivo e claro para não seja interpretado errado, especialmente em relação às informações financeiras do acordo que será feito entre o proprietário e o interessado.

Perfil inadequado de inquilino

Para evitar problemas futuros com o inquilino, o ideal é sempre analisar cautelosamente o perfil dos interessados no seu imóvel, antes de alugar seu imóvel. Não apenas para saber se imóvel se encaixa a necessidade do potencial morador, mas também para compreender se essa pessoa é de confiança e poderá pagar o valor estabelecido mensalmente. Essa fase do processo envolve desde a elaboração dos anúncios de aluguel, até às cláusulas contratuais, assim os próprios interessados também poderão filtrar se o seu imóvel é o tipo de imóvel que estão a procura.

Golpes e fraudes no ramo imobiliário

Fraudes e golpes têm se tornado cada vez mais comuns no mercado imobiliário, sendo  uma das maiores preocupações entre proprietários e interessados em alugar apartamento em Vitória. Há vários golpes sendo aplicados na intenção de tirar alguma vantagem e, claro, quantias em dinheiro dos envolvidos. Quando alguém anuncia um imóvel para locação e pretende alugar sem o auxílio de uma imobiliária, pode se tornar o alvo ideal para os golpistas.

Descumprimento do estabelecido no contrato

A inadimplência é um dos maiores problemas daqueles que administram imóveis, principalmente ao alugar sem uma imobiliária. A questão fica ainda mais crítica quando se trata até mesmo um imóvel comercial. Ainda que a responsabilidade seja do inquilino, a falta do pagamento gera problemas para o proprietário do imóvel. Além do pagamento de multas, deixar de pagar o aluguel implica no impedimento do proprietário de participar de assembleias, dentre outras possíveis penalidades. Isso é motivo de preocupação e o proprietário pode ser acionado judicialmente. Quem aposta na locação conta com aquele valor no planejamento e deixar de receber um dinheiro que certamente vai fazer falta.

Cobranças inadequadas

A inadimplência pode se tornar uma bola de neve para o proprietário. Sem o conhecimento necessário para realizar esse tipo de negociação, muitas vezes, o proprietário do imóvel cobra além do que é realmente devido pelo inquilino. Todas as condições referentes a multas e juros devem estar especificadas no contrato, mas nem sempre isso acontece quando se decide alugar sem uma imobiliária. Fica o alerta: exagerar no valor do aluguel em atraso, ignorando o contrato ou realizando os cálculos por conta própria, pode sim gerar indenizações. Em muitos casos, inquilinos brigam na Justiça e ganham a causa por conta de atitudes ilegítimas dos proprietários.

Valor de aluguel

Com mais divulgação do seu imóvel e interesse de possíveis inquilinos, aumenta também a concorrência. Devido a ajuda da internet, tem sido muito mais fácil encontrar várias ofertas de imóveis para alugar. Uma das formas para chamar a atenção em meio a tantos anúncios é oferecer um valor de aluguel acessível. Alugar o imóvel com preços fora do estabelecido pelo mercado vai fazer com que ninguém se interesse e o imóvel fique parado por muito tempo. Por outro lado, desconhecer o sair perdendo. É essencial contar com a ajuda de especialistas no mercado imobiliário para não perder as melhores chances de alugar seu imóvel.

Garantias insuficientes

A garantia locatícia protege o proprietário em relação a falta de pagamento do aluguel. Mesmo com o contrato assinado, eventualidades podem ocorrer, fazendo com que o inquilino não consiga cumprir com o combinado. Para que essa garantia seja suficiente para negociar os valores referentes ao aluguel, é necessário ter a ajuda de quem entende. Alugar sem imobiliária não garante essa segurança e você pode não recuperar o valor e ainda ficar endividado.

Irregularidades perante a leis

Sem o auxílio de profissionais experientes no mercado imobiliário, o proprietário pode realizar as cobranças do aluguel de acordo com o que ele estabeleceu. E, então, infringir a Lei do Inquilinato e dos Direitos do Consumidor. Claro que o proprietário possui todo o direito de solicitar o pagamento conforme está no contrato, mas existem formas corretas de se fazer isso. Na ansiedade de fazer valer o contrato, alguns proprietários podem submeter os inquilinos a algum tipo de constrangimento, o que é crime. Ao alugar seu imóvel sem a ajuda de um corretor ou uma imobiliária, os proprietários ficam vulnerabilizados a processos referentes à irregularidades na cobrança e despejo irregulares de inquilinos.

Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam sobre os riscos de alugar um imóvel sem uma imobiliária!

Fonte: Marketing Digital – Paola Kay



Sobre Redacao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *