sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024 / 12:04
InícioNoticiasAles: quem “sentou na janela” e quem está na “turma do fundão”?

banner topo matérias 728x90px

Ales: quem “sentou na janela” e quem está na “turma do fundão”?

Política em um minuto – 11/02/2023

A nova mesa diretora da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) foi eleita em uma disputa acirrada nos bastidores, mas que resultou em chapa única na “hora do vamos ver”.

Marcelo Santos

Poucos apostavam que o deputado Marcelo Santos (Podemos) seria vencedor em uma disputa que tinha Tyago Hoffmann e Dary Pagang do mesmo partido que o governador Renato Casagrande (PSB), João Coser (PT) fortalecido com a eleição do presidente Lula e Vandinho Leite (PSDB) apoiado pelos Ferraços. No final das contas quem realmente mostrou poder de articulação e agregou o maior número de deputados foi Marcelo Santos. Experiente, o novo presidente da Ales esperou pacientemente os adversários se “comerem vivos” e passou a ser o único capaz de unir gregos e troianos, nesse caso: direita e esquerda.

João Coser

O ex-prefeito de Vitória, deputado João Coser ocupa lugar de destaque na mesa diretora como primeiro secretário. O petista ensaiou uma disputa pela presidência, mas percebendo a dificuldade em conquistar o apoio dos deputados bolsonaristas optou por um recuo e conquistou uma posição estratégica. Com bom trânsito entre os parlamentares, Coser se fortaleceu ainda mais para a disputa pela prefeitura de Vitória em 2024.

Camila Valadão

Coerente e com discurso firme a deputada do PSOL, Camila Valadão, se manteve firme no discurso que apresentou na posse e votou contrária a forma como a chapa foi composta. Mostrou a que veio e já assumiu o protagonismo que antes era da deputada Iriny Lopes do PT.

Iriny Lopes

Longe da política combativa que defendia seus ideais com firmeza, a deputada Iriny Lopes se reservou ao direito de apenas votar na chapa de consenso.

Tyago Hoffmann

Seria presidente
Seria primeiro secretário
Seria líder de governo
Será presidente da comissão de Finanças
Será?

Serginho Meneguelli

Se recuperando de uma cirurgia o deputado Serginho Meneguelli (Republicanos) compareceu a posse, ficou para votar na chapa de Marcelo Santos e ainda garantiu um espacinho (S) na mesa diretora. De terno ou jeans, Serginho já se “enturmou” na Ales.

Lucas Polese

Mostrando natural nervosismo, o deputado Lucas Polese (PL) assumiu parte dos trabalhos da mesa diretora durante o processo eleitoral e na hora de votar foi coerente com os valores que defendeu ao longo da campanha e votou contra a chapa de consenso alegando que não poderia votar na chapa apoiada pelo governador

Theodorico Ferraço

Irônico, o deputado Theodorico Ferraço (PP), questionou inúmeras vezes que o processo democrático permite a disputa e que outras chapas poderiam ser inscritas. No hora de votar decidiu se abster.

Vandinho Leite

O deputado que ameaçava ser uma voz de oposição a chapa de Marcelo Santos resolveu sentar e compor.

No mais …

Os demais deputados – uns mais exaltados e outros menos – foram protocolares e resumiram suas participações ao ato de votar em Marcelo Santos.

Foto: Assessoria Ales – Ana Salles

Veja como ficou a composição da mesa

Presidente: Marcelo Santos (Podemos)
1° secretário: João Coser (PT)
2ª secretária: Janete de Sá (PSB)
1° vice-presidente: Hudson Leal (Republicanos)
2° vice-presidente: Delegado Danilo Bahiense (PL)
3° secretário: Sergio Meneguelli (Republicanos)
4° secretário: Adilson Espindula (PDT)

banner lateral 300x300px 2

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3