Atualmente é possível observar que muitas pessoas, independente da idade, têm má postura e, na maioria das vezes, andam de forma curvada para frente; um problema que pode ser prevenido ainda bem cedo.
Começa quando a criança entra na escola, o peso em excesso na mochila faz com que ande curvada ou faça uma força para trás para equilibrar o peso, também nas salas de aulas quando sentam com uma postura incorreta nas cadeiras.
Na adolescência esse problema vai se agravando, seja pela timidez que faz com que ele adote sempre a mesma posição seja pelo manuseio do celular causando uma acentuação da coluna para frente.
Na vida adulta, principalmente, no trabalho é normal que as pessoas fiquem muitas horas sentadas ou muitas horas em pé o que sobrecarrega a coluna e o pior que nessas horas as pessoas costumam ficar numa postura errada, levando ao vício da má postura e podendo ao longo da vida se tornar crônico e agudo, ocasionando problemas sérios na coluna, afetando a qualidade de vida.
É preciso se conscientizar e se policiar, na rotina do dia a dia, ao sentar mantenha os pés totalmente apoiados no chão, procure não cruzar as pernas para que não prenda a circulação, apoie os cotovelos e mantenha a coluna rente ao encosto da cadeira, ao andar mantenha a cabeça ereta o pescoço erguido e evite olhar para o chão, pise também de forma correta, primeiro com a parte de trás do pé e depois com a ponta.
Na academia ou ao ar livre quando for correr, os cotovelos devem estar flexionados em um ângulo reto para que o movimento dos braços concorde com as pernas. Evite receber o impacto ao pisar sobre o calcanhar, já que isso pode causar lesões.
A postura correta, além de ser esteticamente mais bonita, melhora a qualidade de vida. Se conscientize e a todo o momento ao levantar, sentar, correr, andar ou qualquer outras atividades diárias, procure executar de forma correta os movimentos aliviando o peso e impactos na sua coluna.
Thamires L. Moraes
Bacharel/ Licenciatura Educação Física, pós-graduada em Educação Física Escolar.
O conteúdo do texto é exclusivo e de responsabilidade do autor.