A preparação de um bom ramen exige tempo, técnica e dedicação — três elementos que motivaram o Izakaya Maneki a transformar o prato em um pequeno ritual semanal. No restaurante, a iguaria japonesa ganhou um dia exclusivo no cardápio: o Dia do Ramen, realizado sempre às quartas-feiras e mediante reserva antecipada.
A proposta surgiu justamente para respeitar o processo tradicional de preparo do prato, que demanda horas de cozimento e atenção aos detalhes. “É um prato que exige tempo e dedicação. Em vez de colocá-lo no cardápio todos os dias, preferimos tratá-lo como um pequeno ritual semanal”, explica o publicitário e chef Aruan Garcia, que deixou a carreira na publicidade para se dedicar à gastronomia.
O ramen é um dos pratos mais populares do Japão. De origem japonesa, mas inspirado em preparações chinesas, ele consiste em um caldo intenso servido com macarrão e diferentes acompanhamentos. Ao longo do século XX, a receita ganhou inúmeras variações regionais e se consolidou como um ícone da culinária do país.
No Izakaya Maneki, a versão da casa é preparada com caldo artesanal cozido por longas horas, servido com macarrão, chashu (carne de porco cozida lentamente), ovo marinado (ajitama), nori, quiabo grelhado, milho cozido, gari (gengibre em conserva), cebolinha e óleos aromáticos de alho e pimenta.
Servido exclusivamente às quartas-feiras, o prato custa R$ 62 e tem vagas limitadas. A iniciativa rapidamente conquistou o público e, segundo o restaurante, já registra lista de espera de cerca de uma semana.
A proposta reforça a filosofia do Izakaya Maneki de valorizar técnicas da cozinha japonesa e apresentar pratos que respeitam processos tradicionais, mas dialogam com a experiência gastronômica contemporânea.
Endereço: Rua Mercedes Costa Pimentel, nº 44, Edifício Caribe, lojas 09,10 e 11.
Horário: a partir das 17 horas.
Telefone para reserva: (21) 99538-6565
