O Sistema Aquaviário do Estado começa a sair do papel para se tornar realidade. O projeto está na fase de contratação da operação do Sistema com seleção das empresas interessadas, bem como, início das obras na parte terrestre.
Segundo o governador Renato Casagrande, as futuras embarcações vão ter banheiros, wi-fi, bicicletário, ar-condicionado e os usuários, com a mesma passagem válida para o ônibus ou para o aquaviário, poderão escolher o transporte público preferido.
As linhas sairão das estações de Porto de Santana até a Prainha e da Prainha até Porto de Santana, passando pelas duas estações de Vitória. Com a operação completa, as saídas vão acontecer a cada 25 minutos, de segunda a sexta-feira, das 06h30 da manhã até as 20h30; aos sábados das 08 às 18 horas e aos domingos das 09 às 15 horas.
A tarifa para utilizar o sistema aquaviário será a mesma do Sistema Transcol e o pagamento via CartãoGV. Os benefícios de gratuidade e passe escolar vigentes no sistema Transcol também valem para o sistema aquaviário. “É importante destacar que este Sistema Aquaviário vai se integrar completamente ao Transcol. Ele já funcionou no passado e o retorno do Aquaviário era um sonho dos capixabas que agora estamos realizando”, afirmou o governador.
As obras do Aquaviário estão em andamento em estágio avançado em Cariacica (Porto de Santana) e Vila Velha (Prainha) na parte em terra. Em Vitória, as estações serão localizadas na Praça do Papa, em fase inicial de obra, e na Rodoviária, em final de projeto para entrega e aprovação na prefeitura devido à mudança de local. “A construção dos pontos de embarque e desembarque estão avançando e agora estamos dando mais este passo importante para retomada do modal aquaviário, que é a contratação dos barcos, conseguindo manter o cronograma de iniciar a operação ainda este ano”, destacou o secretário Fábio Damasceno.
Previsões de tempo de viagem
Prainha x Praça do Papa – 5 minutos
Praça do Papa x Rodoviária – 25 minutos
Rodoviária x Porto de Santana – 10 minutos
Total: 40 minutos, mais 20 minutos para embarque e desembarque (5 minutos em cada estação), totalizando uma hora de operação para cada barco.