Política em um minuto – 16/02/2022
Um documento enviado a nossa equipe na noite de ontem, 15/02, terça-feira, comprova que o prefeito de Guarapari sabe que existe uma investigação sobre as denúncias de corrupção envolvendo agentes públicos e empresários.
No documento, em que o delegado especializado no combate ao crime organizado e corrupção solicita informações sobre contrato assinado entre a prefeitura e uma construtora. Nesse documento, que obtivemos com exclusividade, pode ser identificada uma empresa e um número de processo. A data do protocolo indica que o prefeito Edson Magalhães tomou conhecimento no dia 10 de dezembro de 2021.
Essa data coincide com a decisão do prefeito de mudar o comando da secretaria municipal de Obras e da Codeg. As mudanças foram efetivadas em janeiro de 2021. A prefeitura se nega a responder os questionamentos da imprensa sobre as denúncias de corrupção feitas com exclusividade pelo portal Realidade Capixaba.
Com a divulgação desse documento, a prefeitura passa a ser obrigada a divulgar informações sobre o processo com base na lei de acesso à informação e transparência pública, Lei n° 12.527, de 2011.
Relembre o caso denunciado pelo Realidade Capixaba
O Realidade Capixaba vem denunciando desde junho de 2021, um esquema de corrupção que envolve agentes públicos da prefeitura de Guarapari, empresários locais e dirigentes do Sesc ES. Essas denúncias provocaram o Ministério Público que abriu uma investigação para apurar o caso. Um dos empresários envolvidos, Thiago Nossa, foi assassinado em seu escritório em novembro de 2021, porque integrantes da quadrilha suspeitavam que Thiago iria fazer uma delação premiada e entregar todo o esquema. A partir desse momento, a Polícia Civil, o Gaeco e a Polícia Federal passaram a investigar a relação promíscua entre dirigentes do Sesc, servidores públicos e empresários. Há indícios de que essa quadrilha desviou mais de R$200 milhões de reais em recursos e patrimônio público.
O Realidade Capixaba é um portal de notícias do Espírito Santo que tem como missão fiscalizar as prefeituras capixabas. Sobre o caso Thiago Nossa, já foram publicadas mais de 30 matérias denunciando os envolvidos.
Confira mais informações no www.realidadecapixaba.com e curta o canal para receber em primeira mão os novos vídeos: www.youtube.com/c/RealidadeCapixaba.