A Câmara Municipal de Guarapari aceitou a denúncia de prevaricação e falta de decoro contra a vereadora Rosangela Loyola (PDT). A decisão foi tomada durante a sessão ordinária, realizada nesta quinta-feira (28), quando 10 parlamentares votaram favoráveis e cinco contra.
A medida foi tomada após a Casa de Leis receber uma denúncia de que a parlamentar teria afirmado em uma reunião que alguns vereadores recebem para votar. O áudio que originou a denúncia foi divulgado em primeira mão pelo Portal Realidade Capixaba (Vereadora admite crime de prevaricação durante reunião pública. Confira áudio)
Durante a sessão, os vereadores Wendel Lima (PSD), Gilmar Pinheiro (PSDB) e Lennon Monjardim (Podemos) acompanharam o sorteio do nome dos três parlamentares que vão formar a Comissão Processante que irá investigar o caso. Foram sorteados os parlamentares Dito Xaréu (SDD), Lennon Monjardim (Podemos) e Rogério Zanon (PRP). Eles terão até cinco dias para indicar o presidente, o relator e o membro da Comissão e marcar a data da primeira reunião. A vereadora poderá acompanhar as reuniões da Comissão e ficará afastada do cargo durante a investigação, que pode durar até 180 dias.
Após a decisão, Rosangela afirmou que não citou nome de nenhum parlamentar. “Estou saindo de cabeça erguida e feliz da vida. Eu não tenho nada a temer. Eu não devo nada. Só tem uma coisa que tenho que fazer, trabalhar em prol da população”, finalizou.
Fábio Veterinário deve assumir nos próximos dias
Suplente de Rosangela, Fábio Veterinário (PV) deve ser chamado na próxima sessão que ocorrerá na quinta-feira, após o carnaval para assumir o mandato. Com a posse de Fábio, o Partido Verde, passa a ter uma cadeira na Câmara de Vereadores de Guarapari e o PDT, partido de Rosangela, passa de três para dois vereadores. Nossa equipe tentou contato com Fábio Veterinário, mas ele não foi localizado para se manifestar sobre o caso.