Página Inicial / Noticias / Vitória: projeto abre portas no mercado para pessoas em situação de rua

Vitória: projeto abre portas no mercado para pessoas em situação de rua

img_00078584

A Escola da Vida, em São Pedro, Vitória, está realizando o projeto “Colab Boomerangue” que tem como objetivo fazer com que pessoas em situação de rua tenham uma nova perspectiva para serem inseridas no mercado de trabalho. Nas aulas, os assistidos têm a oportunidade de fazer porta-retratos, agendas, cadernetas e diferentes molduras. Todos os produtos são feitos manualmente a partir de materiais recicláveis, como retalhos de tecidos, papelão, cordas, caixas de leite e linhas. Além das aulas práticas, os assistidos ainda aprendem as técnicas de empreendedorismo, produção, confecção, acabamento e comercialização das mercadorias.

“Não existe coisa melhor do que você mudar. Nas ruas, somos discriminados. Ninguém nos olha como seres humanos. Através dos profissionais da Escola da Vida, já consegui voltar a trabalhar, primeiro como auxiliar de serviços gerais e, agora, com jardinagem. A equipe nos orienta e ajuda com isso. Achei a solução que precisava para voltar ao mercado de trabalho. Sempre falo com meus amigos que estão aqui: ‘eu quero, eu consigo'”, comentou Geraldo Pereira do Carmo, de 52 anos.

“O que mais gosto aqui na Escola da Vida é a oportunidade de um conhecer o outro melhor. Acabamos convivendo e temos uma boa comunicação. Acredito que, com o trabalho artesanal, posso sim sair das ruas”, disse Sergio Marconi, de 49 anos.

img_00078585

“A importância desse projeto na vida dessas pessoas vai além da loja colaborativa do Colab Boomerangue. Através de materiais recicláveis, eles podem produzir seus próprios produtos, e isso gera uma economia criativa, solidária e circular. A partir disso, eles dão outro significado à própria história de vida e geram novas oportunidades no mercado de trabalho, garantindo assim sua independência financeira e sua autonomia”, ponderou a coordenadora da Escola da Vida, Marli de Faro.

Fonte: Assessoria Prefeitura de Vitória



Sobre Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Banner to display