Página Inicial / Direito / Serra faz ações de conscientização sobre defeso nos balneários

Serra faz ações de conscientização sobre defeso nos balneários

As equipes de Fiscalização e de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) da Prefeitura da Serra estão ruas realizando um trabalho de conscientização de comerciantes e moradores em relação ao período do defeso do caranguejo-uçá.

As equipes realizaram ações educativas em peixarias, bares e restaurantes nos balneários de Manguinhos e Nova Almeida. Foram entregues panfletos aos banhistas e foram colados em estabelecimentos cartazes alertando da proibição.

Até o dia 30 de novembro estão proibidos o transporte, a captura, a manutenção em cativeiro, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização dos crustáceos, porque é nessa época que eles passam pelo processo de muda, trocam a carapaça e se tornam presas fáceis.

Denúncias

A Fiscalização Ambiental está de olho em mangues, peixarias e estabelecimentos comerciais que vendem caranguejo para evitar que esses locais vendam o crustáceo ilegalmente. Se o caranguejo for apreendido vivo em algum estabelecimento, ele será devolvido ao seu habitat natural. Quem for pego infringindo a lei será enquadrado na lei nº 9.605, de fevereiro de 1998, e no decreto nº 3.179/99.

Quem quiser denunciar, basta ligar para (27) 99951-2321, 3291-7435 e 0800-2839780.

Calendário do defeso do caranguejo-uçá

Até 30 de novembro – para caranguejos machos e fêmeas

1° a 31 de dezembro – apenas para caranguejos fêmeas

 

Fonte: Assessoria Prefeitura da Serra

TekNow



Sobre Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *