Página Inicial / Cidades / Segunda etapa do Inquérito Sorológico tem início hoje (27)

Segunda etapa do Inquérito Sorológico tem início hoje (27)

A Sesa realiza a partir de hoje, quarta-feira (27) até sexta-feira (29),  a segunda fase do “Inquérito Sorológico” – uma campanha de testagem da população capixaba para detecção de anticorpos do novo Coronavírus (Covid-19). Nestes três dias, 146 equipes com três pesquisadores visitarão residências em 19 municípios capixabas – em áreas conhecidas como setores censitários, conforme metodologia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A meta da Sesa é de que 5.840 pessoas participem da pesquisa nessa segunda etapa. Os municípios participantes serão: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Marataízes, Santa Maria de Jetibá, Sooretama e Viana.

Segundo o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, é importante que a população continue receptiva ao trabalho das equipes. “Repetimos o apelo à toda população capixaba: quem tiver sua casa sorteada, receba bem a nossa equipe, permita que ela realize o trabalho, pois irá colaborar para que possamos conhecer a realidade mais apurada sobre essa pandemia no nosso Estado”, disse.

Para esta etapa haverá pequenas mudanças nos setores censitários dos 11 municípios com a maior população, que passaram por revisão e trocas. “Os motivos foram muitas casas e apartamento fechados, ou mudança do perfil do setor com muitos comércios e poucos domicílios”, explicou o gerente de Vigilância em Saúde da Sesa, Orlei Amaral Cardoso.

A terceira etapa no inquérito sorológico está prevista para os dias 08, 09 e 10 de junho e a quarta para os dias 22, 23 e 24 de junho.

Resultados da Primeira Etapa

Durante a primeira etapa, que ocorreu entre os dias 13 a 15 de maio, foram realizadas 6.670 testagens entre população sorteada, pessoas que tiveram contato do sorteado positivo e de pesquisadores. O estudo apontou uma prevalência de 2,1% da população infectada, o que representa uma estimativa 84.391 pessoas no Estado.

Fonte: Assessoria Governo/ES



Sobre Redação

Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *