Página Inicial / Cidades / Projeto leva serviços e atendimentos a pessoas em situação de rua

Projeto leva serviços e atendimentos a pessoas em situação de rua

img_00077356
Divulgação Semcid

A equipe da prefeitura de Vitória oferece serviços variados para pessoas em situação de rua através da ”Tenda do Bem” que faz parte do projeto ”Mobilização Cidade do Bem”. Os atendimentos tiveram início nesta terça-feira (16), na praça Regina Frigeri Furno, em Jardim da Penha e durante 13 dias, esse público vai poder tirar documentos como CPF, Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e certidões e receber atendimento básico de saúde e psicossocial.

Quem quiser poderá ainda ser encaminhado para os serviços socioassistenciais, como Centro-Pop, Hospedagem Noturna ou Albergue de Migrante, de acordo com critérios estabelecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Caso seja necessário, essas pessoas ainda poderão ser encaminhadas para serviços da rede municipal de saúde, como atendimento nas unidades de saúde, no Centro Municipal de Especialidades (CME) ou no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CapsAD).

De acordo com o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), Bruno Toledo, a tenda faz parte de um conjunto de ações que serão realizadas para a população em situação de rua em toda a cidade. “A PMV é a única cidade do Estado que possui todos os serviços preconizados pela Política Nacional para População em Situação de Rua”. A ideia é que  projeto possa andar pela cidade, possa ir ao encontro dessas pessoas, para que, inclusive, canalize as ações também de pessoas voluntárias que querem ajudar nessa política”, destacou.

A ação é fruto de uma articulação entre as secretarias de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), Assistência Social (Semas), Saúde (Semus), Segurança Urbana (Semsu), Desenvolvimento da Cidade (Sedec) e Meio Ambiente (Semmam).

De acordo com o secretário, a ideia é criar um comitê gestor que possa discutir, em conjunto com a sociedade, ações voltadas para esse público, além dos serviços que já são oferecidos pela Prefeitura. O secretário informou ainda que outras reuniões já estão sendo realizadas com participação da igreja, lideranças comunitárias e Governo do Estado, para que todos se envolvam e entendam a complexidade que envolve o assunto.

Fonte: Assessoria Prefeitura de Vitória

 



Sobre Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Banner to display