Página Inicial / Noticias / Projeto inclui libras nas escolas de Viana

Projeto inclui libras nas escolas de Viana

Os alunos surdos e não surdos da rede de ensino de Viana estão participando do “Momento Libras” promovido pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do município. O projeto tem como objetivo socializar os alunos e surgiu a partir de uma dificuldade de comunicação entre as estudantes Vitória Arruda Farias e Ana Júlia Da Silva, alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Doutor Denizart Santos, em Industrial, com os demais colegas da escola. “Notamos que elas ficavam isoladas dos demais colegas e a forma que encontramos de aproximá-los foi inserir a Libras na rotina escolar”, disse a gerente de Educação Especial de Viana, Gabriela Roncatti.

O “Momento Libras” é realizado nas escolas Doutor Denizart Santos, em Industrial, Constantino José Vieira, em Marcílio de Noronha e Padre Antunes Siqueira, em Viana Sede, onde existem alunos com deficiência auditiva. Ao todo, cerca de 700 alunos participam do momento em sala de aula. “Hoje a comunicação entre os alunos ficou mais facilitada o que fortaleceu o laço de amizade”, destaca o diretor da escola Denizart Santos, Fabrício Nascimento.

A iniciativa recebeu a aprovação dos estudantes que entenderam a necessidade de aprender a linguagem para se comunicar com as alunas deficientes, além de ter sido um dos grandes vencedores do Prêmio da Inovação na Gestão Pública do Estado do Espírito Santo, o Inoves em 2016 na categoria práticas transformadoras, com o projeto Libras: Linguagem Brasileira de Sinais – Mãos que Transformam.

Fonte: Assessoria Prefeitura de Viana

 

Sobre Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *